11.10.18

Vômito I


Nem todo texto é pra ser bonito, na maioria das vezes é só uma forma de sobreviver ao caos. É como vomitar aquilo que não desce, faz mal ao estômago e envenena o coração.
*

Minha garganta trava, por ela não passa nem a saliva já tão conhecida pela boca quando sinto a energia de ódio que paira sobre nossas cabeças. Me adoece, me deixa fraca, atinge diretamente as minhas vísceras numa dor aguda de quem vê o quanto que a gente perde a cada segundo que se insiste num caminho tão sombrio. Será o nosso medo de ser feliz tão grande que a gente precisa acabar com todas as chances do outro também? Por que a autodestruição tem sido tão encantadora aos nossos olhos?

Eu abro os olhos e sou bombardeada por um milhão de mentiras e um milhão de verdades que eu gostaria que fossem mentiras. Nem ao menos com a honestidade se pode contar - ninguém é digno de expor as suas reais intenções e se escondem nos dedos que apontam para os outros, na verdade absoluta que existe em suas realidades alienadas e até mesmo por trás do nome daquele que só veio ao mundo por amor e nada mais. Talvez a maior vantagem que ser um animal 'racional' nos traga é a nossa hipocrisia. É o que faz com que consigamos deitar a cabeça em um travesseiro confortável a noite e dormir.

Ela e tudo o que vem junto é muito mais atrativo que o amor, claro! O amor não pede máscara, não pede egoísmo, não pede controle. Quem ama, solta. E falo de amar no sentido mais amplo e intangível possível. Mas o carma vem e a gente toda vez escolhe ter razão ao ser feliz. E passaremos milhões de anos nesse looping infinito até aprender a amar. A amarmos as coisas que não entendemos e não concordamos, mas entender que há um motivo pra que ela assim exista. O problema é que estamos muito atrasados, repetindo a mesma série sem parar.

Enquanto a gente não olhar pra dentro e perceber que o problema é nosso se achamos um LGBT espalhafatoso demais, se não gostamos de negros ou achamos que mulheres são inferiores por qualquer motivo que seja, continuaremos cercados de energias sombrias. Isso fala muito mais sobre a conduta de quem pensa do que de quem é apontado. E, porra, isso é tão óbvio! Mas vivemos em tempos que o óbvio precisa ser repetido incansáveis vezes. Olha só outra obviedade: se invade a liberdade do outro, não é opinião!

Opinião é gostar ou não de picles. Desejar que uma pessoa morra ou que seja subjugada por uma característica que é inerente a ela é ódio! E estamos tão perdidos que discursos assim são vistos com naturalidade. Ou seja, cada vez mais a violência é oficializada. As pessoas perderam o receio de colocar pra fora todos os seus preconceitos, ainda que sejam velados, o que é ainda mais sério. A boca amarga e o coração lastima essa atmosfera tão tóxica. Mais ainda por saber que o ser humano tem potencialidades para ser bem melhor que isso. Mas quem pode fazer o bem também pode fazer o mal, porque temos a escolha. E certa vez ouvi em algum lugar que só quem pode amar infinitamente é quem teria a capacidade de ser extremamente odioso.

Me ensino todos os dias a ser um pouco mais amorosa e tolerante. Que o passarinho que me disse tal frase esteja certo e que essa onda de ódio passe rápido, abrindo espaço pra um amor incondicional. O medo precisa ficar pra trás e cada um seguir a missão pela qual foi posto no mundo. Já passamos tanto tempo a deriva que precisamos nos encontrar de novo. Vamos nos ferir até perceber que todo o caminho percorrido não nos levou a lugar nenhum.

Luto comigo mesma porque eu sou de carne e osso. E ego. E tenho também raiva por quem me oprime, medo do que pode vir a machucar a minha existência. Mas entendo que estes ainda não despertaram e estão ainda mais perdidos que eu. Brigo todos os dias para me fazer entender isso, pra tentar acolher as minhas luzes e as minhas sombras e as pessoas. É um trabalho árduo, é briga entre o que é dito racional e emocional, mas não vejo outro caminho que não seja pelo amor. Então que eu comece por mim mesma.

Não vou me tornar o meu inimigo pra vencê-lo porque eu não quero ter inimigos. Mas resistirei a todos os ataques que firam quem eu sou. Não vou me calar. Serei vozes e luta justa.

Que as sombras se mostrem, porque é preciso, mas que não nos deixemos sermos engolidos por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário