17.9.18

Dor de garganta


A minha garganta, ela
engole, assopra, fecha, mastiga, regurgita, vomita, trava, liberta, prende, arde, come, bebe, fala, cala, guarda, recebe, dá, coça, move, tranca, sufoca, molha, tosse, transforma, evita, foge, bate, autoflagela, machuca, perdoa, redimi, vocaliza, verbaliza, reverbera, emudece, mascara, muda, recorda.

Ela tem
Força, laringe, faringe, cordas vocais, medo, empecilhos, vontades, liberdade, prisão, felicidade, palavras não ditas, pulso, chaves, secreções, segredos, catarro, cor, bactérias, inchaço, passado e futuro, ansiedade, passividade, água, atividade, cuspe, dualidade, pressão, bocejo, nós.

Ela sente
medo, angústia, felicidade, alívio, o ar, a comida, o sentido, as doenças, o que ficou guardado, o que já foi e o que vem, intuição, respiração, palpitação, choro: preso e solto, princípio de sorriso que vem do coração, o riso que vem da barriga, as borboletas, prisão, insatisfação, desejo, transição, passagem, mudança.

Tenho passado dias de dor intensa com a minha garganta e os intervalos entre eles são cada vez mais curtos
O incômodo faz parte do mundo mais palpável: eu tusso, ela arde; eu calo, ela cansa; eu me movo, ela secreta; eu me irrito e ela me lembra
que a maior dor que eu sinto não é nenhuma destas

A minha maior dor de garganta é que ela não grita minhas urgências 
e não há aflição física que seja pior
do que calar a voz da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário