9.3.14

De pedra


Me esforço tanto pra ser de pedra que, às vezes, quase acredito que atingi meu objetivo com sucesso. A gente cai tanto nessa vida que o que nos resta é torcer pra que da próxima vez que nos derrubarem, a gente já tenha virado pedra e derrube primeiro. Que a gente consiga fazer sangrar, machucar. Igualzinho fazem com a gente. Depois de um tempo, queremos até fazer doer mais e pior. Não deixar ninguém chegar perto o suficiente pra perceber que por trás de toda a dureza, a gente tá em carne viva de tanto ralar a cara no chão, de tanto ser estapeado. Dói e cansa. Cansa.

Cada pedrinha, por minúscula que seja, vai construindo a nossa muralha, a fortaleza que só abriga a nós mesmo. De queda em queda, a gente constrói uma barreira que nos separa do que a gente um dia pensou em ser, por medo de cair de novo.  E quando a gente tá quase se sufocando no meio das pedras, alguém vem e nos salva - graças a Deus! Sabe essas pessoas que tem o dom de limpar as nossas feridas? Uma palavra ou um sorriso nos faz pensar se realmente vale a pena se endurecer.


Essas pessoas sim, valem a pena. Valem o esforço e a dor. Gente que nos retira do abismo sem que a gente peça. É uma qualidade que poucas pessoas têm hoje em dia. Se importar. Parar para escutar uns aos outros. Perguntar a fulano se ele está bem e realmente se preocupar em saber a resposta. Parece dar força pra gente não se entregar à coisas que não parecem ser, mas são menores.


Aí, a gente fica tão contagiado que passa a ser uma dessas pessoas. Quebramos as paredes, as nossas e de quem vemos pela frente. Ajudamos outras pessoas a respirar, a não se sufocar com os próprios fardos. Nos salvamos sempre que cuidamos de alguém, e aprendemos que não precisamos nos defender de tudo. Nenhum percalço dessa vida vale tanto a ponto de nos abstermos de vivê-la, por mais que nos faça balançar as estruturas.

Porque simplesmente virar pedra é muito fácil. Não sentir nada é a saída mais simples. A gente não quer viver assim. Não aprender com os erros, não procurar acertar, não ser triste, mas também não ser feliz. Estar dormente o tempo inteiro. Me parece mais triste do que satisfatório. Então vamos sofrer mesmo.

Vamos doer e cair infinitas vezes, mas vamos levantar acreditando ainda mais. Se importando ainda mais. Agregando ainda mais pessoas de valor ao nosso lado. Não vamos nos entregar assim tão fácil. Em vez de fazer um castelo de proteção com as pedras que vamos colecionando pelo caminho, podemos apenas empilhá-las. Um dia, a gente toca as estrelas.

4 comentários:

  1. Por mais que seja protetor viver como se fosse pedras, o importante é viver intensamente os sentimentos, mesmo que as vezes machuque e doa. Mas como disse sempre teremos os anjos que nos tirarão do abismo e se vivéssemos como pedras nem notaríamos a presença dessas pessoas.

    Lindo texto e a última frase,, perfeita.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda
    Olha, é difícil a gente cair sem se machucar, mas o bom disso tudo é que sempre nos levantamos mais fortes e firmes e prontos para uma nova batalha. Acho que as experiências servem para nos fazer crescer, por mais que isso seja clichê, mas é verdade. É assim que penso.
    Grande abraço
    Blog Fernu Fala II

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda.
    Belo texto, duro, mas real.
    Quando eu via frases de feitas pela net divulgadas por amigos no facebook, tipo esta "Me tornei frio por sua conta.." Ou algo do tipo, sempre achava bobeira, as pessoas deixaram que as demais mudassem sua forma de ver as coisas, ou de ser, mas com o passar do tempo vi que é uma triste realidade.
    Nós mudamo sim, a cada queda, a cada decepção, acho que é de nosso instinto mesmo, não deixa de ser triste, mas vejo isso agora como certa esperteza, infelizmente temos que ser como pedras em vários momentos de nossa vida, mesmo que por dentro estejamos em cacos.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amanda, que textos maravilhosos, que correspondem MUITO a vida real! Não consegui ficar só com o texto mais recente e li o de baixo também, você realmente escreve bem! É tão bom ler algo assim logo cedo <3

    Ps. virei seguidora! Agora volto sempre rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir