12.11.12

Doce e amargo ao mesmo tempo

Sofre mais quem se doa mais, quem acredita mais, quem ama mais, quem é mais de verdade. A vida é uma coisa engraçada, incrível e indecifrável. Dá pra acreditar nas voltas que ela dá? E tudo acontece tão naturalmente que a gente nem percebe. Nem percebe o quanto a gente cresceu, o quanto a gente já aprendeu, chorou, sorriu e foi feliz. Que a gente é um bebê e de repente, estamos numa entrevista de emprego ou comprando um carro. Que a gente deixa de sentir falta de algumas pessoas e só lembra delas de vez em quando, algumas a gente lembra de vez em nunca. E que as pessoas mais importantes das nossas vidas entram sem bater na porta. Às vezes fazem bagunça e vão embora, às vezes ficam pra ajudar a arrumar.

A gente sempre acha que "dessa vez aprendeu", que não vai mais se entregar e que o amor é para os bobos.  E é mesmo. Quem não fica bobo quando está apaixonado, que atire a primeira pedra. Aí a gente se apaixona de novo e esquece disso. Na verdade, a gente não esquece, a gente só não consegue deixar de acreditar no amor. Aliás, não dá pra não acreditar no amor. Porque o amor é o que move os sonhos, motiva as conquistas, não nos deixa desistir. Seja o amor pelas pessoas, por si próprio, por se sentir bem ou até mesmo por simplesmente viver. 

A gente entende que não existe príncipe no cavalo branco ou o cara da sua vida. Simplesmente, algumas pessoas estão determinadas a fazer o relacionamento dá certo e outras apenas desistem no primeiro obstáculo. E que quando a gente sofre por amor, esquecemos que quando a gente começa a se sentir bem, é gostoso demais. Ninguém tem culpa quando o amor vai embora. Você pode dar certo com o seu primeiro amor ou sofrer bastante por alguns idiotas para finalmente encontrar alguém que te complemente. 

Reclamamos da tristeza mas, sem ela, não daríamos tanto valor a felicidade. Talvez felicidade nem existisse. Viver é isso, conseguir se estabilizar em instabilidades. É curtir ao máximo o momento de sorriso, por ter aprendido muito com o choro. É saber que assim como a tristeza, a felicidade também passa e por isso, aproveita-la muito. É não ter medo de ser quem é por medo do que os outros possam pensar. É saber que as pessoas vão te magoar muitas vezes e algumas não vão se importar com isso, mas outras, mesmo que poucas, vão fazer de tudo para estar ao seu lado, mesmo quando você não quiser. E que também vamos machucar as pessoas, mesmo que sem querer. É inevitável.

Pessoas que não gostamos, podem se tornam nossas melhores companhias e pessoas que criamos apreço imenso pode nos virar as costas. Por mais que briguemos com nossas mães e pais, depois de um minuto de raiva, vai passar. É verdade que a família reúne as pessoas mais importantes da nossas vidas. Também vamos partir de muitas vidas, deixar saudades, assim como deixam na nossa também. Uns chegam pra ir embora, mas marcam para sempre. Outros, vem e ficam para dar mais felicidade aos nossos sorrisos.

A gente ainda vai chorar por muita coisa que não vale a pena e dizer que aprendeu, mas a verdade é que ainda temos tanto pela frente. E por mais incrivelmente clichê essa frase seja, não há mais verdadeira: "tudo tem seu tempo". A vida ainda vai nos levar por caminhos que pensávamos ser impossível de trilhar, vai nos tirar, trazer e reapresentar pessoas. Sorriso, raiva, tristeza, alívio, plenitude, soluço, dor, reflexão. E ao final de cada "caminhada", estamos orgulhosos do quanto aprendemos e amadurecemos, mas teremos a plena certeza de que o futuro muito reserva. A gente só não deve desistir.

Esperança é um sentimento lindo de se cultivar.

36 comentários:

  1. Os problemas fazem parte, né? Acho que não aprenderiamos e não poderiamos evoluir sem problemas para resolver. Devemos tirar lições de cada um deles. Essa é a graça da vida.

    Amei seu texto. Beijos.
    delicadaeegoista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, tudo bem?

    A cada vez que venho aqui surpreendo-me refletindo sobre suas palavras. Li seu texto me encontrando em suas palavras e relembrando inúmeros momentos da minha vida.

    Eu fui dessas pessoas que repetiu incansavelmente que o amor era coisa para gente boba, por que tinha dificuldade em aceitá-lo em sua simplicidade e complitude. Hoje vejo que é exatamente como você disse,
    o amor é real, e o que faz a diferença é quando você encontra pessoas que estão dispostas a fazê-lo dar certo e não fugir diantes dos obstáculos.

    Um beijo Amanda, e uma linda semana.
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, viver é instável mesmo, mas se não fosse assim não teria graça, não dariamos valor algum.
    Todos temos alegrias, mas também todos temos nossas tristezas e problemas, a forma como encaramos tudo isso é que faz a diferença.
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu texto! Linda reflexão.
    Se a gente para de aprender, a gente deixa de viver, não é mesmo?? :)

    Parabéns! Continue escrevendo! Você tem muito talento!

    Tem post novo no meu blog:
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Passe por lá para ler e comentar!
    Desde já agradeço a visita!!

    Beijusss;

    ResponderExcluir
  5. Tudo que é feito com intensidade, é vivido mais, porém também mais sofrido... É a vida :T

    ResponderExcluir
  6. Mandi, adorei o texto (pra variar né rs) porque nele você conseguiu tratar de vários assuntos simples, como amor, saudades e felicidade, mas de uma forma que toca muitas pessoas, e tenho certeza que depois de ler isso, muitas delas concordaram, como eu *-*
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. amei seu texto, caiu como uma luva pra mim. já passei por tanta coisa difícil e triste na vida, e ainda tô enfrentando muito filha da puta no meu caminho, mas no fundo eu acho bom.. porque aprendi a dar TANTO valor pra tudo de bom que eu tenho, pra minha felicidade, hoje eu sei agradecer ..

    www.bygarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. "Uns chegam pra ir embora, mas marcam para sempre. Outros, vem e ficam para dar mais felicidade aos nossos sorrisos"
    Achei tão lindo que postei essa frase no meu face! hehehe
    Bjoos

    http://www.annemartins.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realmente a gente sempre acha que depois de momentos difíceis a gente aprende
    mas a gente erra tantas vezes quanto for necessário
    kisses

    ResponderExcluir
  10. Amei o teto, devemos viver da melhor forma possível, devemos viver da nossa forma.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Acredito que tudo que é vivido de forma intensa, é mais verdadeiro e consequentemente mais intenso. Porém, quando você sofre por aquilo, o sofrimento é maior.
    Adorei o texto! *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Viver é uma aventura cheia de surpresas. Ás vezes boas,outras vezes ruins, e cabe a nós tirar boas lições de todas elas.
    E é essa intensidade que faz tudo valer a pena!
    Lindo texto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Lindo, maravilhoso, perfeito. Esse texto não pode ser descrito com essas palavras, elas são simples e bobas demais perto dele. Ele - o texto - me deixou sem palavras, me deixou a pensar sobre varias coisas, umas eu sabia, e não queria admitir, outras não tinha percebido, mas a verdade é essa, não tem outra história, outro caminho. As pessoas vem e vão, nada pode impedi-las, nós não podemos.
    http://my-history-restarted-again.blogspot.com.br/
    P.S: Amei teu último comentário, apesar de ser tipo uma bronca, me fez rir e ir postar correndo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Verdade tudo que vc falou. E as pessoas que eram tudo pra vc ontem e hoje não te fala nem um oi? hahhaa
    Beijos

    oucacoloridovejaalto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que texto! Me identifiquei demais e encaixou como uma luva pelo dia que eu tive... Sei que não foi pra mim, mas obrigada pelas palavras!
    Concordo com tudo que você falou! É isso mesmo, chegamos muito longe, onde nem pensávamos em conseguir chegar, só que não é o fim, ainda falta muita coisa... Mas tem que ser forte pra chegar lá. Dá vontade de desistir? Sim! Cansa? Demais! Mas, chegaremos...
    A vida é de quem se atreve! Eu sou muito intensa... O que quero, quero já, quero logo... Amo demais, vou lá no fundo, quebro a cara, mas me ergo depois... Sei lá, acho que uma hora a gente para de cair.

    Amiga, vou calar minha matraca agora...
    Estou seguindo!
    Retribui? Beijos

    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que a vida é isso mesmo, um festival de emoções que as vezes aparecem e somem sem explicação, são pessoas que entram em nossas vidas, nos fazem bem ou não, assim como nós tbm deixamos a nossa marca no mundo... Tudo faz parte do nosso crescimento =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu texto! É exatamente assim, eu vivo dizendo que nunca daríamos valor a felicidade se ela fosse plena, que na vida deve haver um equilíbrio para estes sentimentos, e para tudo, aliás. Simplesmente amei seu texto!

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Concordo super com seu texto. Realmente, sem a tristeza, daríamos muito menos valor a ser feliz.

    Conheci seu blog hoje e to apaixonada! Adorei tudo aqui.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  19. Adorei o texto, parece que foi feito pra mim.

    xoxo, ta rolando sorteio no blog.
    http://www.chovendoalgodaodoce.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei! Me identifiquei bastante.
    A vida é "basicamente" isso :B

    Beijos!
    adoravelmente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adoreeei o título do post! :D
    Combinou muito com o texto. Sou a favor de arriscar sempre. De viver mesmo, e não ficar com receio de sofrer. Sofrer faz parte. Evitar o sofrimento é evitar o prazer também... ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  22. cara quase choro lendo
    lembro q em um tempo jurei amar uma pessoa e depois de um tempo percebi q nunca nem se quer gostei dele
    só tinha medo de ficar sozinha
    ele era uma pessoa legal mas nao era pra mim
    era a pessoa para outra o que tivemos foi somente para q pudessemos crescer
    depois desse tive outros lances mas tbm nao chegay sentir nada
    até que eu conheci ele
    a pessoa q apesar de todas as brigas sempre me fala q mesmo com raiva a gnt tem q c acertar e terminar nunca deve ser uma opção entre a gnt
    e isso faz com q dê certo até hoje
    ele faz dar certo e isso é amor
    gostei demais do seu texto me fez pensar a respeito do q escrevi
    embora talvez nao seja o comentario q vc queira

    radiopires.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own minha linda, é o comentário que eu "quero". Os meus textos escrevo na intenção de que cada um tenha a sua própria interpretação e tire algo de bom disso. Fico feliz de você ter se emocionado com o texto e se ele te traz boas lembranças, é isso que importa.
      Um beijo!

      P.S. Fique sempre à vontade para comentar como queira, os comentários são muito bem vindos aqui.

      Excluir
  23. Acho que um resumo do seu texto seria: O mundo dá voltas. E ah se dá viu? Eu vivo temendo sofrer, vivo temendo o futuro, mas acho que o que é pra ser será e se for pra sofrer, então que eu sofra, porque vou aprender muito disso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  24. adorei o texto! Nossos sentimentos nos confudem tanto! :/

    Muito obrigada por comentar no meu blog! Estou te seguindo desde já! Se ainda não segues meu blog e canal no Youtube, peço que sigas por favor!
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótima semana!

    re-becah. blogspot.com.br (JUNTAR O LINK)

    www.youtube. com/user/blogdareh/featured (JUNTAR O LINK)

    ResponderExcluir
  25. É incrível como tuas palavras me descrevem! Tudo passa tão depressa, são tantos sentimentos para lidar, tanto amadurecimento a cada dia, até parece que não há tempo para viver tudo... São tantas contradições que mal dá para acompanhar... Mas o que realmente importa é que "a gente só não pode desistir."

    Muito lindo mesmo, como sempre.
    Beijos*:

    ResponderExcluir
  26. Seus textos são ótimos, gosto da desenvoltura com que você escreve, e fala verdades, eu me tornei muito amiga de uma pessoa que considerava inimiga, e sim uma pessoa pela qual eu tinha maior confiança virou as costas e foi embora, é mesmo assim :|
    NaFlordaiidade (.blogspot.com) é sem o parênteses Amore *3*

    ResponderExcluir
  27. Sempre gosto muito dos seus textos!!! Parabéns!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  28. Um ótimo texto para refletirmos!

    Me identifiquei muito com essa frase: "Pessoas que não gostamos, podem se tornam nossas melhores companhias e pessoas que criamos apreço imenso pode nos virar as costas".

    Isso já aconteceu comigo. Quantas vezes amamos tanto alguém e quando mais precisamos esta pessoa some. Isso dói, mas nos faz crescer.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Me identifiquei com muitas das frases do texto, que lindo!
    "Reclamamos da tristeza mas, sem ela, não daríamos tanto valor a felicidade."
    Acho que é de fato, isso!
    Eu, boba como sou, metida à escritora como costumo dizer, adoro um momento mais "assim". Acho que é de todo escritor (ou metido à, como eu) esse lance de tristeza, solidão... Faz parte da vida!
    Parabéns pelo belíssimo texto!
    Assim que der, estarei de volta!
    Beijos

    http://oiflordeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. O layout do Hipérboles tá lindo, hein?

    Todas as suas frases são muito lindas e sempre trazem uma reflexão. A gente sempre diz que aprendeu mas sempre erra de novo. E não queremos errar, mas é só errando que aprendemos. O certo e o errado, o que devemos e o que não devemos fazer!

    A gente tem que parar de sofrer por bobagens e aprender a valorizar os minutos da nossa vida! Cada um deles.

    Saudades de ti no meu blog, hein? u_u

    Tem post novo no blog! Beijos e bom feriado!

    http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  31. realmente a vida dá muitas voltas... confusa e ao mesmo tempo linda.. é muito confuso tudo isso né
    ahh e vc sabe que eu amo seus textos né?
    amei!
    lelusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. ''Ainda temos tanto pela frente'' O futuro, o mundo, é tudo incerto

    http://mustachesandcats.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Até parece que escrevemos esse texto juntas haha Sério, me identifiquei muito com o texto, e sempre falo isso os mesmo textos, seja em relação ao amor, felicidade e esperança e muitas vezes sobre dor. isso é um processo normal da vida, aprendemos a amar, sofrer, crer e acreditar e o mais importante, nunca perder a fé de lutar e ir em busca do que realmente queremos.

    Beijos flor sz
    http://drerodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. "Pessoas que não gostamos, podem se tornam nossas melhores companhias e pessoas que criamos apreço imenso pode nos virar as costas". Amei o texto! Sinto como se eu estivesse feito ele!
    Também gostei do seu blog, ele é lindo. Beijos *-*

    palavras-e-sentimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir