23.1.17

Se fizer uma lista com tudo o que ama, em que colocação você está?


Dia desses vi uma frase que me deixou muito pensativa. Ela era mais ou menos assim: "se te pedirem pra listar tudo o que você ama, quanto tempo levará até você se citar?". Lendo a primeira parte da pergunta, já me passaram várias resposta na cabeça: minha família, minha casa, meu namorado, amigos, livros, minha agenda de anotar besteiras, meu ursinho de pelúcia inseparável... e eu? fiquei pasma, eu nem ao menos estava na lista. Pasmei novamente, eu nunca sequer tinha parado pra refletir sobre isso.


Parei pra pensar em quantas vezes já havia ficado orgulhosa de mim mesma por algo que conquistei depois de muito esforço, ou até mesmo se reconhecia em algum ponto físico em mim que eu gostava quando me olhava no espelho. Se me sentia bonita, se conseguia pensar em três adjetivos que me descrevessem de maneira positiva. Não vinha nada na minha mente. NADA. E quando vinha, estava sempre acompanhado da dúvida: será que eu sou mesmo inteligente ou determinada? Será que sou corajosa mesmo?

Como eu, convivendo a quase 25 anos comigo mesma, não sei minhas qualidades? Não sei olhar pra mim mesma e ver coisas boas, sem que ninguém precise validar isso pra mim? E ainda que validem, há sempre a desconfiança: obrigada a você que disse que meu cabelo tá bonito, mas ele tá sujo, viu? E assim eu vou me boicotando, me diminuindo, achando que eu valho menos que o cocô do cachorro que a madame leva pra passear, mas não leva uma sacolinha pra apanhar.

Por que se amar é tão difícil? É sempre uma celulite que incomoda, um nariz de batata, dois quilos eternos que preciso perder, cinco centímetros a mais que eu poderia ter, ser mais extrovertida, rir mais, agradar mais, ser equilibrada, estável e educada sempre, ter o emprego dos sonhos (ou ao menos ter um emprego). E pra onde vão as coisas boas e conquistadas? São soterradas por todas essas outras que parecem valer mais, trancadas a chave num lugar esquecido na nossa mente. Parecem que nem existem.

Mas existem! E ainda que perdidas, estão lá. O sorriso que eu amo, os cachos que eu tenho o maior prazer em cuidar, os bons sentimentos que cultivo pelas pessoas ao meu redor, os meus sonhos (que podem ser adiados, mas nunca deixados de lado) e até mesmo os meus defeitos, que fazem de mim ser único nessa galáxia. Eu não preciso de nada que eu já não carregue, porque eu já sou! E sendo, só o que preciso é ser.

Estou trabalhando isso em mim. Quero dar mais valor às minhas conquistas pessoais. Quero entender e aceitar que sou linda quando capricho na make e também quando acabo de acordar. Que cada pessoa tem um ritmo e minhas vitórias, ainda que pequenas, são importantes. Não há revolução maior do que o amor próprio. Porque todos os dias o mundo vai me dizer (e te dizer também) que a gente não é isso tudo. Que a gente tem que ter mais, que o que somos não é o suficiente. E é nessa hora que temos que estar seguras conosco pra falar "que se dane! eu sou maravilhosa e que ninguém ouse dizer o contrário". Se conheça e se respeite acima de tudo.

Não me maltratar, não me corromper e nem abrir mão de mim. Me olhar todos os dias no espelho, dizer "eu me amo" e acreditar nisso do fundo do meu coração. Essa será a minha missão daqui em diante. Te convido a aceitar o desafio, também.

Se te pedirem pra listar tudo o que você ama, como não se colocar no topo da lista? 

5 comentários:

  1. Essa é uma pergunta difícil, eu também demoraria um tempo pra me colocar na lista e isso é sim uma coisa pra gente pensar todos os dias, somos as pessoas mais importantes da nossa vida porque é nos amando que poderemos amar outras pessoas da melhor forma né?!
    Te conheci há pouco tempo e estou amando <3

    ResponderExcluir
  2. Que texto massaaaa!
    Esses dias estava pensando nisso, me boicotava muito mas muito mesmo. Levando para o lado estético, vim me aceitar agora!! Hoje tenho quase 22.
    Tenho amigas que gostam de seguir o padrão, mas não quer dizer que elas se enquadre neles. Vejo uma busca tosca.
    A partir do momento que a gente se aceita o mundo sorri pra gente. E mesmo se não sorri, não precisa eu tenho um sorriso lindo! !

    Adorei
    https://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa já pensei muito nisso. E nas terapias que frequento sempre ficou claro que eu não estava nem em ultimo na lista. Com o avanço da terapia comecei a amar quem eu mais odiava. Isso mudou minha vida em 360° de maneira positiva. Hoje o ser humano que mais amo, vejo todos os dias no espelho. Mas foi um processo lento. Viva a vida!!! Viva a nosso EU!!!

    ResponderExcluir