1.3.15

O dono da minha saudade

"E se pudesse levava até a saudade, mas deixou impregnada em cada fração de mim."
Jay Vaquer.

Saudade. São apenas sete letras que carregam o sentimento do mundo inteiro, do meu mundo inteiro. A dor, a alegria, a nostalgia, o amor, a lembrança. Afeto esse, que nenhum idioma consegue traduzir: como explicar essa melancolia? Esta, que agora, me faz buscar, desesperadamente e de alguma forma, escrever esse texto no intuito de que ela cesse a inundação em meus olhos, talvez escorrendo pelas mãos...

Já senti saudade demais pra me iludir acreditando que ela tem a ver com tempo. Tem muito mais com a intensidade do sentir. E engana-se quem também acha que as datas podem levá-la junto consigo. Ela ainda fica ali, insistente e doída, como uma ferida que remexida todos os dias, um fiapo de madeira dentro do dedo mindinho do pé, sabe?

E ela não vai embora, não. Só se disfarça pra não ser tão insuportável. Aí a gente vai ficando dormente e acaba arrumando um jeito de fazer com que ela caiba dentro do peito. No final, é isso o que resta das pessoas, dos sentimentos que foram e dos que nós gostaríamos que tivessem sido. Eles acabam indo embora, por infinitos motivos e razões - mas a deixam porque foi tudo o que conseguimos que ficasse.

Nos apegamos a ela na esperança de manter tudo aquilo que um dia foi presença. De viver, ainda que só em memória, tudo aquilo que nos fez mais vivos e hoje, nos mata um pouquinho mais, a cada vez que insistimos em não deixar passar. Dói, mas a gente sente valer a pena. Sabe-se lá o porquê. Talvez seja isso que chamam de amor: sentir saudade do que nem chegou a ser e poderia ter sido e, mesmo assim, continuar amando.

Queria poder te devolver esse pesar, mas então, o que restaria de mim? O que restaria de nós? O dono da minha me levou tudo o que podia, até minhas lágrimas. Mas de mim não conseguiu arrancar marca de queimadura no coração, essa saudade, que, apesar de ter causada por ele, é apenas minha.

5 comentários:

  1. A saudade acompanhar-nos-à sempre. Mas acredito que só a sentimos quando algo ou alguém valeu/vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. A saudade é um sentimento forte e duro de aguentar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. A saudade é um sentimento forte e duro de aguentar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Have a wonderful Sunday Amanda :) ,lovely Greetings!

    ResponderExcluir
  5. Amanda, tu tens escrito cada vez melhor, com mais intensidade.
    A saudade é um sentimento louco, que muitas vezes nos passa pra trás e por isso é indescritível.

    Amei!

    Beijo

    ResponderExcluir