17.4.13

Um pouco mais sobre: Diversidade sexual

Com toda essa discussão que o presidente da Comissão de Diretos Humanos, Marco Feliciano, vem causando, mais uma vez, está em pauta a liberdade sexual e, dentro disso, os direitos do homossexuais.  Tenho lido notícias e alguns compartilhamentos no Facebook que me deixaram bastante triste (e até revoltada), por isso, resolvi falar sobre esse assunto aqui no Hipérboles. Para começar a falar sobre esse post, deixo bem claro que sou à favor de todo tipo de amor. Claro que sim! Se, por acaso, você não é e não está aberto à novas opiniões, aconselho que para de ler o post por aqui mesmo.
Primeiramente, queria dizer que acho muito tosco uma pessoa que não é defensora dos seres humanos como um todo (Marco Feliciano) representar uma comissão que visa justamente essa causa. Não estou aqui julgando o fato de ele ser evangélico, e sim por ele ser radical e, como estão falando por aí, não representar toda a população. Antes de qualquer outro argumento, acho que uma pessoa preconceituosa não pode ser representante de uma totalidade de pessoas. Mas, de qualquer forma, esse não é o foco da minha postagem.

Cada ser humano nesta terra tem o direito de viver a vida da forma que achar correta, afinal, cada um é dono do seu próprio nariz e não nos cabe julgar a vida alheia (por mais que algumas pessoas adorem fazer isso). Falar sobre casamento homossexual se torna polêmico, principalmente, pelo fato de tradicionais e religiosos (algumas religiões, mais especificamente) serem contra essa união. Ao contrário do que muitos pregam e acreditam, homossexualidade não é doença, não é contagioso e por tanto, não tem cura. Assim como a heterossexualidade, é uma opção sexual (também não sei se é a melhor palavra).

Aliás, ninguém pergunta a um hétero se ele já teve relacionamentos com uma pessoa do mesmo sexo pra ter certeza se ele não é homo. Agora, não cabe a mim dizer se a questão da sexualidade é genética, cultural ou psicológica, até porque, não fiz estudos para saber isso (inclusive, existem vários estudos que defendem várias linhas de raciocínio diferente).
     
O casamento de um casal do mesmo sexo não influencia na vida de ninguém, a não ser na do próprio casal, não é verdade? É, é verdade. Aí você pode me dizer que, com essa formação familiar, o casal não poderá ter filhos, logo terão que adotar e isso não faz bem pra criança. Aí eu te pergunto qual a é a garantia de que um casal hétero cuidará bem dos filhos. Já vi tanto menino abandonado, na rua, pedindo esmola, mal tratado, carente de pais... e olha só, eram filhos de casais héteros! Eu acredito que o que vai fazer diferença não é a formação da família, mas o carinho e dedicação que a família está disposta a dar para a criança. Além do mais, numa núcleo familiar bem estruturado, o pequeno cresce bem.
     
Não quero me alongar muito no post, mas, resumidamente, é essa a minha opinião. Se você insistiu em ler e, ainda assim, discorda de mim, só te faço um último pedido: respeite. Respeite as diferenças, respeite quem não é igual a você. Estamos no século 21 e acredito que as pessoas, pelo menos, deveriam ter um maior esclarecimento intelectual para, no mínimo, saber que as pessoas pensam e têm o direito de pensar diferente uma das outras. Com tanta violência (infelizmente) disseminada pelo mundo, vamos cultivar o amor. Toda forma de amor deve ser bem vinda, bem vista, bem querida!

24 comentários:

  1. Oi, como está?
    Sou evangélica e Feliciano não me representa (daquelas do slogan rs)
    Acho toda forma de amor válido, é isso que Jesus pregou, o amor, e se duas pessoas se amam, porque não?
    Vivemos num mundo com tanta maldade, com tanta violência, que se preocupar com o que ou quem o outro ama é tão desconexo.
    É isso, mais amor, por favor! Sempre ♥
    Adorei a postagem e acho que precisamos nos unir para que nossa voz seja ouvida e levada em consideração!
    Tem post novo no blog,
    passa lá e confere!

    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Amanda. Não entendo as pessoas com esse preconceito; acho que nunca vou entender, na verdade. Detesto ter que ver a vida de outro jeito que não seja o meu, por isso tento não me importar(o que é um tanto egoísta)- mas é terrível ver todo esse preconceito.
    Adorei o post♥
    Beijos!
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive esse preconceito com homossexuais, mas de uns tempos pra cá eu comecei a pensar nesse negócio de casais do mesmo sexo adotarem uma criança, pois talvez isso faria mal pra criança. Porém o que você disse no final do post me convenceu, uma criança viverá muito melhor em um lar do que nas ruas. Ótimo post somo sempre Mandi, muitas pessoas precisam ler isso!
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Isso já virou agressão contra a liberdade, né? Acho que caminhamos cada vez mais para um mundo aberto, sem amarras, mais independente e livre. Cada um escolhe como quer ser feliz, sem atrapalhar ninguém. É tão atrasado e penoso tudo isso, né? Eu fico indignada também.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Faço completamente minhas as tuas palavras! Não defendo nenhum tipo de radicalismo, só acredito que todo ser humano tem o direito de buscar sua felicidade da maneira que o convêm e a sociedade deve respeitar. Todos devem ter o direito de liberdade.

    Em relação a blogagem coletiva, é claro que aceito e fico muito feliz com o convite, querida! Muito obrigada!
    Beijos*:

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com você, principalmente quando diz que toda forma de amor deve ser bem vinda, bem vista, bem querida. Se temos a liberdade e o direito de amar uma pessoa do sexo oposto, qual o problema em amar alguém do mesmo sexo? Feliciano deveria entender que a religião que ele tem deve ser separada do cargo (além de pastor) que ele possui.

    Opiniões e um Mundo
    http://opinializacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu enquanto cristã, vou expressar minha opinião. Primeiramente, deixando bem claro que eu não tenho absolutamente nada contra quem tem uma opção sexual diferente da minha. Acredito que cada um sabe de si e cada um faz o que bem entende da sua vida. O que me entristece no fato todo é a agressividade que esse assunto tomou. A forma como quem tem uma opinião diferente(cito por exemplo, a Joelma) ser tratado como homofóbico por ter uma visão diferente. Eu também, por seguir a Bíblia e acreditar fielmente nela, não concordo com o casamento homossexual. Acredito que a liberdade de expressão nesse caso vem sido boicotada, ou se concorda com a homossexualidade e o casamento gay, ou se é homofóbico. Feliciano, se diz cristão, mas não é. Um cristão nunca abriria a boca pra dizer que Deus ''fulminou'' os Mamonas Assassinas e John Lennon. É ridículo. Feliciano é, na verdade, muito esperto. Muita gente tem vontade de dizer o que ele diz, ainda existe muita gente conservadora no Brasil, e ele tem agradado a esse público. Eu não concordo com muitas de suas posições. Ele está ganhando notoriedade e se fazendo conhecer, mesmo com opiniões tão absurdas. E isso é tão bom pra ele quanto é bom pro partido dele. Estão sugerindo que ele se torne candidato a presidência da república, é mole?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a esse assunto extremamente polêmico, não tenho preconceitos e respeito quem opta por esse caminho. Mas uma coisa é certa: essa linha de pensamento é contra a natureza humana. Há uma passagem na bíblia que diz bem claro sobre esse tipo de liberdade de expressão. Claro, todos devem trilhar seus próprios caminhos, mas são estabelecidos limites, que estão sendo ultrapassados. Assim como todos tem seu próprio conceito sobre isso, eu também tenho o meu. Repito, respeito todos que optam por esse caminho. Mas discordo completamente da formação de casais homossexuais.

      Excluir
  8. Sinceramente acho uma falta de respeito quem julga os outros pela opção sexual, tem gente que diz ah se eu ver um casal gay se beijando na minha frente eu mato, mais e ai você vê uma casal hétero se beijando que é a mesma coisa e não faz nada, eu sou a favor do mar, ai tem gente da igreja que me julgam por não ir a igreja.claro eu não sou a favor de certas ideias, pelo que entendo do que eles dizem da 'opinião' de Deus e que ele só que que as pessoas se reproduzam e não que elas busquem sua felicidade. Acho que respeito é a bas,e mesmo que você não seja a favor.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Ele deveria julgar quem rouba, mata e trafica. Patético ele.
    Não tenho mais nada a dizer porque tu já disse tudo. Parabéns pelo excelente texto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acredito que tem que haver mesmo é RESPEITO. Sua vida não vai mudar se um casal de gays se casarem, por exemplo. Cada um cuida da sua vida e ponto, respeita os outros... Deus deu o livre arbítrio para todos, Ele ama a todos. Ninguém, absolutamente NINGUÉM tem o direito de julgar e dizer quem é que vai ou não pro céu, quem é que é BOM ou RUIM pra Deus. Infelizmente alguns evangélicos se acham no poder de mandar na vida dos outros, disse "alguns", nunca generalizo. Gosto daquelas pessoas que assim como eu tem sua fé e respeita a dos outros, seja ela como for. Eu não me orgulho de ser hetero, me orgulho de ter respeito ao próximo, afinal como os próprios evangélicos dizem: Somos todos irmãos!

    é isso :)
    Adorei o texto, queria escrever no meu blog sobre isso, mas preferi ficar na minha pq tenho alguns parentes intolerantes, infelizmente.

    oucacoloridovejaalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vivemos num Estado Laico, e deveriamos nos comportar como tal. Se o Brasil em sí, não tem religião, porque as pessoas são obrigadas a seguir a minha? é o mesmo caso do aborto, tem gente que não acredita, porque é obrigado a seguir? Ainda vou fazer um post sobre isso.
    Respeito a diferença de cada um, porque também sou diferente! Se eu gostasse do mesmo sexo, falaria sim abertamente sobre o assunto. Isso não é nenhum "encosto" que se apossou da pessoa, é só uma preferencia, como usar bikine ou maio.

    ResponderExcluir
  12. Eu posso me casar com a minha avó então?
    10 mulheres e 3 homens podem se casar?

    Desde que sejam maiores e estejam conscientes?

    Seguindo sua linha de raciocínio de "não prejudica ninguém", o mesmo seria aplicado. Não prejudica exatamente ninguém, é uma escolha de forma de amor deles.

    Existe um significado na constituição (constituição, não bíblia) do que é casamento, e não é a "união de quem bem quiser ficar junto".

    Se pode ter casamento homossexual como se poderia proibir o casamento entre um pai e sua filha, a poligamia? Tudo segue a mesma linha, são "outras formas de amor que não fazem mal a mais ninguém".

    E aí, posso dizer que uma pessoa que é contra um desses "casamentos" tem preconceito contra a relação amorosa incestuosa e é rancorosa e é fundamentalista por isso?!

    Os homossexuais tem os mesmos direitos dos heteros, garantidos na constituição. Ambos tem o direito de se casar com pessoas do sexo oposto. Duas pessoas do mesmo sexo não podem se casar porque isso não entra na definição do que é casamento, mas podem morar juntas, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, você me diz que duas pessoas do mesmo sexo não podem se casar porque vão contra o que é casamento, segundo a constituição. Seu comentário é todo baseado nisso, mas, você esqueceu de dizer o que, enfim, é um casamento assegurado pela constituição. Gostaria que me esclarecesse qual é esse significado de casamento, porque não posso levar seu comentário em consideração se você não é claro(a) o suficiente.

      A poligamia não é permitida no nosso país, mas se fosse, eu não vejo problema nenhum em acontecer o casamento entre 10 mulheres e 3 homens, se quiser saber. E sobre o incesto, ao contrário do que você diz, sim, faz mal à outras pessoas, porque os filhos de pessoas da mesma família podem nascer com anomalias. Além do mais, não venha comparar casamento de homossexuais com incesto, isso não faz o menor sentido!

      A partir de cinco anos morando juntas, essas pessoas já são consideradas casadas. E desculpa, mas eu acho que o "significado" de casamento vai valer tanto pra casais héteros como para homos, porque, qual a diferença que entre o casamento entre esses dois tipos de casais? Aliás, você mesmo diz que não faz mal a ninguém, no seu comentário. Enfim, não entendi aonde quis chegar, gostaria que fosse mais claro(a).

      Excluir
  13. Eu sou evangélica e claro, não apoio a formação de uma família de homossexuais, porém, sou à favor da igualdade. As pessoas tem preconceitos em si mesmas , por exemplo, se eu digo que tenho "orgulho de ser hetero" eu sou preconceituosa, mas se uma pessoa homossexual diz que tem orgulho disso as pessoas acham certíssimo. Sou a favor da igualdade. Se baterem em um hetero é apenas uma agressão, mas se baterem em um homossexual é "homofobia". Isso que eu não aceito, se querem ser tratados como iguais? Porque não se intitulam iguais? Por isso digo, sim, os direitos deviam ser iguais , para qualquer pessoa que queira se casar (no papél), com direitos à união de bens e outros termos, mas não sou à favor de casamentos na igreja (porque a minha religião não permite isso, não gostaria que exigissem, seria um desrespeito às nossas morais) e nem da constituição da família (pois em relação à isso tenho opinião conservadora).

    Adolecentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom meu argumento ficou um pouco bagunçado pq é dificil de escrever nos comentários (repeti muito a palavra "igualdade" rs) Mas espero que entenda :)

      Excluir
    2. Suzana, em relação à igualdade, concordo contigo. É bem verdade que estão fazendo um super auê, não só com os homossexuais, mas com as minorias em geral. Acho que, às vezes, se faz uma tempestade em copo d'água. E sim, o preconceito está dentro de cada um. Nem sempre um homossexual que apanha, apanhou pela orientação sexual. Acredito que as minorias também devem se tratar como iguais aos outros e não como "coitados que estão sofrendo preconceito o tempo todo".

      Excluir
  14. Oii, Amanda!

    Lindo texto, como sempre e bem importante!

    Sou totalmente a favor do amor... acima de qualquer coisa.

    Beeeeijinhos <3
    Blog EU AMO VERÃO | Canal no Youtube | FACEBOOK

    ResponderExcluir
  15. Aceitar e respeitar isso é fundamental hoje em dia.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. respeito é o principal hoje em dia...e amor neh...acho que se for pra ter igualdade que seja pra todos... nada contra isso
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sou cristã e como tal acredito que devemos respeitar a opção do outro, Deus nos deu o livre arbítrio, e assim como segundo os princípios cristãos o homossexualismo não é permito, trair e outras coisas também não. Não podemos julgar quem é homossexual ate porque Jesus acolheu prostitutas, morreu ao lado de ladrões e o abençoou, Deus e Jesus sim podem. Em relação ao casamento RELIGIOSO sou totalmente contra por um simples motivo: RESPEITO. Agora explico o porquê, temos que respeitar os homossexuais e sua opção porque é um direito deles, serem o que são, mas também é direito da Igreja ser respeitada! quanto instituição, não podemos muda os dogmas de uma religião. Quando falamos em respeito e direito temos que medir todos os lados e não só um. Algo que me chateia em muitos homossexuais é a vulgaridade explicita, isso também me chateia em heterossexuais.

    No resto sou a favor, bem melhor se assumir e tentar se felix do que fingir ser o que não é, casa com uma pessoa do sexo diferente pra fugir do preconceito da sociedade, Cada um é o que é e faz escolhas. Sou contra preconceitos. E a favor do respeito.

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acho que todo mundo merece respeito. Mas tem que fazer por merecer também,né? Não tenho nada contra o casamento dos homosexuais. acho que todo mundo deve olhar mais pra própria vida do que ficar palpitando sobre os outros. a gente não tá aqui pra ficar julgando os outros.
    seu texto ficou muito bom!

    bjs

    blog TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  19. Oi Amanda!
    Primeiramente quero dizer gostei da foto do Darren com o Chris! Sim, sou Gleek! Haha >.<
    Sobre o texto, você esclareceu tudo da melhor forma possível. Nada mais justo que igualdade para todos. As pessoas veem homossexualismo como uma doença, praga... Isso é tão horrível, é apenas a orientação sexual de cada um, nada demais.
    Sinceramente, adorei o seu posicionamento e seu eu pudesse a aplaudia. As pessoas deveriam pensar como você, assim o mundo seria muito melhor.
    Parabéns pelo texto! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Eu concordo totalmente, eu acho que as pessoas devem ser felizes, devem cultivar o amor, sou super a favor dos homosexuais, chega de preconceito, porque essas religiões pregam isso, o desamor, elas esquecem que Deus falou para amarmos a todos, é idiotice ser contra o amor de pessoas do mesmo sexo! bjs e amei, amei a postagem! E isso ai!!

    www.leerosy.blogspot.com

    ResponderExcluir