21.2.13

Do tipo que não sabe fingir

Eu sou do tipo de pessoa que não sabe fingir. Que me achem chata, desbocada e até sincera demais, mas não sei ser o que não sou. Aliás, nem quero ser o que não sou por essência. Não sei sorrir pra todo mundo, não sei ser simpática se o mal humor me devora pro dentro. Vivo de quebrar a cara por acreditar, por gostar, por sentir. E se quiser mesmo saber, se a consequência de me mostrar sem máscaras é essa, eu aceito e pago toda a penitência.

Tantas vezes fui julgada de boba ou trouxa por acreditar em palavras atitudes ou até mesmo perdoar pessoas que já me machucaram. Muitas me provaram que não mereciam segunda chance, outras me surpreenderam de uma forma linda. Afinal, se alguém me fala algo, acredito no que foi dito até que se prove o contrário. E se os dizeres vierem com atitudes melhor ainda. O ser humano é sociável, precisa de companhias ao seu redor. É incômodo e impossível viver desconfiando de todo mundo o tempo todo. Até porque, como já dizia Tom Jobim, "é impossível ser feliz sozinho", o amor compartilhado é mesmo fundamental.
        
Porém, algumas pessoas insistem em viver por trás de máscaras: fingem que estão felizes, fingem que gostam de alguém, fingem que não doeu, que não se importa. Gente que se aproxima dos outros por interesse, porque podem ganhar alguma recompensa com isso. Gente que não abraça, não beija, quando não diz que gosta quando gosta muito. Cada pessoa dessa deixa o mundo um pouco mais frio, mais distante, mais difícil de estabelecer verdadeiras conexões afetivas.
        
Não sei até onde essa superficialidade leva ou vai levar, mas que os laços humanos estão cada vez mais rasos é um fato consumado. É a garota que espalha os segredos confiados pela sua melhor amiga, é o filho que não respeita o pai, é o menino que troca de namorada toda semana. Sinceramente, não acho que pessoas assim amem ou saibam amar. Na verdade, acho que ele nem ao menos se amam, nem ao menos se respeitam. E sinto muita pena desse tipo de gente, que vive sem saber o real sentido por trás de tudo isso.
        
Acho que esse tipo de gente, no fundo, é bem infeliz. E que fique bem claro aqui que eu não busco julgar ou dizer o que é certo, apenas pontuo que não consigo agir de tal forma. Posso dizer que até entendo esse comportamento, afinal, o mundo em que vivemos quem se arrisca a ser, apenas ser, sem máscaras? O tempo todo alguém quer nos dizer o que fazer, como agir ou não.
        
Porque dentro do coração de cada uma dessas pessoas que não assume ser o que é, seja por status, por medo ou qualquer outro motivo infundado - pelo menos pra mim -, existe um buraco, um vazio que nenhum sorriso de aprovação alheia vai preencher. O que falta, na realidade, é o que eles ainda não encontraram ou fazem questão de esconder: eles mesmos.

31 comentários:

  1. Adorei seu texto Amanda. ^.^
    Eu também não consigo fingir ou ser algo que eu não sou, as vezes algumas pessoas até se afastam de mim por causa disso, por eu ser muito sincera eu sou do tipo de pessoa que pensa em algo e automaticamente estou falando e muitas pessoas houvem o que não querem ouvir e acabam não gostando, não sou ignorante antes que pense isso rsrs, só falo o que penso, o que está falando em muitas e muitas pessoas por ai né, a sinceridade que está cada vez mais rara hoje em dia, a gente tem que ser nós mesmas né, mostras nossas opiniões, saber nossas escolhas e seguir sempre com as nossas ideias e não com o que os outros dizem, e isso está raríssimo nas pessoas hoje em dia, as pessoas querem sempre uma imagem boa nessa sociedade e, acabam esquecendo de sua essência, espero que um dia isso mude para melhor né.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e concordo com cada palavra escrita <3

    Beijinhos,
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Nossa, ainda tô assimilando algumas coisas, porque você foi bem profunda nesse texto. Identifiquei-me muito!
    Eu muitas prefiro não demonstrar quando não estou bem. Sou aquele tipo de pessoa que, para não preocupar algumas pessoas e nem demonstrar que estou sofrendo, prefiro omitir tudo.
    Mas sou sincero. O que eu acho e penso, digo. Porém, há aquelas situações em que, para não machucar uma pessoa... é melhor não dizer nada, entende?
    Adorei o texto. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Super concordo, e quantas vezes já vi pessoas falarem coisas boas sobre outras pessoas na frente e atrás falar mal, acho que a sociedade cada vez se esconde mais atras das próprias mentiras, medos e arrependimentos.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Tens toda razão pessoas que preferem máscaras são com certeza infelizes, o mundo tá precisando de pessoas como você, que gostem de ser o que são de fato.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que pessoa linda você é, Amanda! Texto muito bom e causa muito bem defendida!

    Respondendo a pergunta: nunca li O Menino do Pijama Listrado não, mas ele tá na fila. Já me falaram maravilhas dele! Beijinhos, flor!

    desabafosdeumatola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Seu texto me definiu. Não suporto fingir ser uma pessoa que não sou. Isso se chama ser duas caras e eu não sou do tipo que sabe fingir.
    Beijos Amanda :*


    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  8. Oi passando para te convidar a conhecer o blog http://thaisgomespink.blogspot.com.br/...Estamos com um sorteio bem legal esse mês parceria da Lojapink.shock. Espero você lá se quiser deixe um comentário para me ajudar a melhor o blog.
    Beijospink
    Thais Gomes

    ResponderExcluir
  9. Então somos duas, também não sei fingir, transparência total aqui.
    Bem legal o texto.
    Boa quinta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o seu texto, infelizmente a maioria das pessoas não demonstra realmente quem é..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda,
    Eu também não sei fingir, falo o que penso e
    as vezes me arrependo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, afasto muitas pessoas de mim, justamente por isso. Demonstro muito os sentimentos e quando não gosto, não tem jeito de mostrar o contrário...

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  13. Verdade, os relacionamentos estão rasos.
    Tá tudo mudando :/

    E pra mim também tem que provar as coisas. pois senão eu nao acredito
    Adorei

    Beijos
    http://cihsato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Só te digo o seguinte, Amanda: be yourself. :)

    ResponderExcluir
  15. Oi! Bom encontrar alguém de Recife. Moro em Olinda. Achei seu link nos comentários o blog do Edwin!

    Também não sei não ser eu, mas tento ser simpática com as pessoas, porque já fui maltratada por quem está de mal humor, e é muito chato, afinal, a gente não tem nada a ver com os problemas dos outros :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom alguém que mora pertinho de mim! Sempre fico feliz quando alguém que mora em Recife ou por perto entra aqui no blog. Você tem blog também? Me passa o link. Beijinhos!

      Excluir
  16. É maravilhoso que você seja assim, pura e você mesma. Muitas pessoas simplesmente não conseguem ser elas mesmas o tempo todo- inclusive eu, admito-, talvez por não saber exatamente quem é, por esse buraco que você falou residir dentro deles- de nós. Mas, ao contrário do que você disse, pessoas assim podem sim ser felizes; ir se descobrindo aos poucos traz felicidade, junto com todos os momentos.
    Claro que não é legal a parte de fingir- e, além de às vezes sorrir e dizer que está tudo bem pra não ter que dar explicações ou não magoar os outros, eu não sou o resto da descrição. Cada um é cada um, e tem seu jeito de conviver consigo mesmo.
    Beijos Amanda♥

    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu consigo ver, através das tuas palavras, que você é verdadeira e é "você mesma". Pra falar a verdade, eu não consigo ser "eu" o tempo todo. Algumas vezes eu finjo que gostei e outras vezes finjo que não me importei, mas eu sempre tive esse comportamento. Pra mim, não é questão de fingir (no meu caso) e sim, questão de cuidado. Eu sempre tive cuidado em demonstrar certos sentimentos para não magoar alguém que amo ou não magoar a mim mesma. Mas, infelizmente, esse fingimento faz parte do cotidiano, quer a gente goste ou não. Eu fico feliz que não faça parte do seu, porque não é bom e machuca.
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  18. Eu entendo o seu modo de pensar, mas é que tanta gente superficial nesse mundo fica difícil dar as caras e mostrar quem nós somos né? Além de que tudo isso envolve um nó em casa situação, talvez não seja a hora certa de se abrir com as pessoas. Existe um momento, um ponto certo, como as coisas que você cozinha, existe um ponto certo que é onde você vai ser empurrado para desatar o nó, é nesse momento, e só nesse momento, que todo o verso vira inverso, que a gente abre as portas e apresenta tudo o que precisa da maneira mais fácil e clara possível. Mas como eu disse...tem de estar no ponto.
    (:

    ResponderExcluir
  19. Gostei! Eu também sou assim...não sei fingir. Sabe é muito ruim pessoas assim porque geralmente são cobras venenosas. E com certeza concordo que pessoas fingidas devem ser bem infelizes, porque a falsidade é sempre ruim.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  20. Liiiiindo texto, muito realista sobre os relacionamentos (de todos os tipos) que vivemos hoje em dia. Tá faltando originalidade, sentimentos e gestos verdadeiros e também coragem, pra sermos o que realmente somos. Ameeeeei o trecho "Não sei até onde essa superficialidade leva ou vai levar, mas que os laços humanos estão cada vez mais rasos é um fato consumado." Suuper concordo contigo amore!

    Beeijos
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  21. Muito legal seu pensamento Amando, tbm não sou de fingir, aliás não consigo!!! Bjinhos...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  22. "os laços humanos estão cada vez mais rasos é um fato consumado" concordo plenamente, e isso é entristecedor.
    Como você também não sei fingir, usar uma máscara, fingir gostar de algo que não gosto ou o contrário.
    Sinto muito por quem não sabe ser assim.

    ResponderExcluir
  23. Depende da hora, do lugar, e da situação... Posso dizer que sou uma boa atriz! Mas quando me afeta de verdade, não sei como reagir, e fica estampado no rosto!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que perfeito o texto, também sou do tipo de pessoa que não consegue fingir, e amei o texto, me identifiquei com tudo!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Texto perfeito, muitas pessoas estão acabando com o mundo aos poucos!

    ResponderExcluir
  26. Adorei o texto!
    Envie um texto seu la pro blog para aparecer na categoria Texto da Leitora! Seus textos sao otimos, vao fazer bastante sucesso :]

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  27. Também sou assim, não consigo botar uma máscara e fingir que estou feliz se não estou. O que eu faço ás vezes é tentar achar motivos para ficar feliz. Lindo texto!
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Concordo com vc totalmente. Sou meio assim também. Não gosto de fingir ser quem não sou. Não gosto de ficar fingindo coisando, fingindo sentimentos, fingindo ser outra pessoa. Prefiro ficar mais à vontade para ser eu mesma, mesmo sendo meio maluquinha. hahaha!
    ótimo texto.

    TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  29. Ser o que eu não sou, de jeito nenhum.
    Simpatia é uma coisa, mentira é outra. Para mim, quem sorri pra tudo, gosta de tudo, nunca questiona e sempre está feliz, tem que resolver alguma coisa em si mesmo.

    OREMOS!!!!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  30. Todos somos assim, o que não pensamos é que a sociedade tentar moldarmos para sermos menos é mais, somos todos iguais, etc., sem que percebamos que querem tirar nossa espontaneidade... E quem não fica amarrado as conveniências sociais, acaba sendo exagerado. Não é exagero ter sentimentos, todos temos, eles existem e não devemos escondê-los. Faz mal para a saúde, mental e física.

    ResponderExcluir