28.12.12

Promessa de fim de ano


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.        
(Receita de Ano Novo - Carlos Drummond de Andrade).



Impossível chegar ao final do ano sem ter aquele sentimento de nostalgia que nos faz escrever textos como este, cheios de esperança. O ano novo tem como função, também, nos fazer refletir sobre as nossas escolhas tomadas, as futuras, os nossos erros e o orgulho dos nossos acertos. Relembramos de pessoas importantes, momentos definitivos e lembranças boas de guardar.

Eu, particularmente, sinto muita necessidade de agradecer, e por mais clichê que isso seja, é disso que o texto trata. Primeiro, seria injusto não agradecer as pessoas que, não importa de que forma, fazem parte da minha vida. Pessoas que me arrancam sorrisos diariamente e também as que causam o meu mau humor, as que estavam afastadas e se aproximaram. As que estão afastadas, mas nunca esquecem de perguntar se eu tô bem. Àquelas que estão comigo há anos e também àquelas que entraram na confusão que chamo que vida esse ano. 

As pessoas que eu posso confiar os meus segredos e também a outras das quais eu tento escondê-los. Pessoas que eu grito aos quatro ventos que eu amo e também as que eu amo muito, em segredo. As pessoas que são importantes principalmente na ausência, as pessoas que eu não existo sem a presença. Até mesmo as que foram embora. Cada uma delas tem sua importância na minha vida e disso, eu não tenho dúvidas. Aliás, sempre acreditei que as pessoas também moldam, fazem parte de quem somos.
        
Não poderia deixar de ser grata também pelas oportunidades que tive ao longo do ano. De aprender, de amar, de querer, de buscar... pessoas, sentimentos, vontades, força. Oportunidades profissionais, também. De trabalhar com aquilo que eu gosto, com pessoas iluminadas e também com pessoas que não gostaram tanto assim de mim, mas que me trouxeram um aprendizado tremendo. Tudo o que eu aprendi, de alguma forma, melhorou a minha vida, me fez querer me conhecer mais e enxergar meus limites, além de respeitá-los. Também não poderia deixar de ficar agradecida por essa força maior, por essa fé que move o mundo. 

Deus, natureza, predestinação, sorte, fé. Chame como quiser. Mas o lindo mesmo é observar os milagres que esses sentimentos do bem trazem pra nossa vida. Aquele presente bom que a gente recebe quando tudo parece ruim demais, que parece conspiração das estrelas, sabe? Bom mesmo é quando a gente percebe esse movimento e aproveita, e se encanta, e se entrega. É inexplicável.
        
Final de ano é isso, a nostalgia dos que foram e dos que ainda virão. É abraçar aquele parente que a gente tem vergonha de dizer, mas sabe que ama demais. É a hora de pedir desculpas a quem magoamos, mesmo que tenhamos magoado sem querer. É o momento de rever a nossas atitudes, nos perdoarmos das más escolhas e nos orgulharmos das boas. É guardar os sentimentos que merecem estar no coração e jogar fora aqueles que o envenena. É querer o melhor pro ano que tá chegando e fazer com que aconteça.
        
E como bom ser humano, depois de agradecer, não poderia deixar de pedir um pouquinho, também. Pedir que o ano me surpreenda, sim, que me traga ainda mais intensidades. Mas também pedir que eu possa surpreendê-lo, na mesma proporção. E que eu não tenha vergonha, nem medo de ir atrás daquilo que me faz feliz. Pedir também pela felicidade, pela saúde das pessoas que eu amo, estejam elas por perto ou por longe. Pedir que eu continue sorrindo, chorando, rindo, emburrando, me emocionando, me entregando, me decepcionando, mas também me surpreendendo. Enfim, vivendo.
        
Essa será a minha promessa de fim de ano: continuar vivendo. E mais do que isso, não perder a minha essência, não me perder de quem eu sou, não perder a criança que há em mim. Não deixar que os problemas manchem as horas de felicidade e nem que o falso tome o lugar do que é verdadeiro. Buscarei sempre o melhor das pessoas ao meu lado. Buscarei sempre o melhor do meu ano novo. E peço para que ele não faça cerimônia em querer o melhor de mim também.
É isso, queridos leitores, feliz ano novo pra todos nós e que eles nos reserve as mais belas viagens e surpresas. Só tenho a agradecer pela fidelidade, pelos seguidores, pelos comentários, pelas críticas e pelo carinho de vocês com o Hipérboles. Ano que vem tem muito mais! Último post do ano. Até ano que vem ;)

45 comentários:

  1. Ai que texto lindo. Cada vez que venho aqui no seu blog e leio o que você escreve clico no X com um sorriso no rosto e vontade de quero mais. Você escreve super bem e nos emociona. Demonstra sinceridade e parece ser uma menina incrível.
    Espero que 2013 seja perfeito pra você e que você realize todos os sonhos, porque você merece, e muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, encerrou com chave de ouro! Quanta coisa linda num post só! Amei o segundo parágrafo. Se não fossem as pessoas ao nosso redor, o que seria de nós? Vamos acreditar, refletir, sonhar, viver!
    Feliz 2013! :D

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho que agradecer por esse ano, que embora não tenha sido o melhor da minha vida, eu aprendi muito e conheci várias pessoas que jamais vou esquecer. Também espero continuar vivendo com a minha essência ano que vem!
    Eu vou viajar amanhã, então já quero te desejar um feliz 2013 Manda! Te encontro ano que vem :) haha
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi amora tudo bem com vc????
    Fiz promessa de fim de ano....só que a minha vai durar o ano todo ;x
    Passando pra conhecer o seu cantinho...
    amei e voltarei mais vezes *______*
    Postei o esmalte da semana bora conferir????
    Bjus gatona e espero que vc tenha um ótimo final
    de semana <3

    www.thaizzeutida.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Oi ! vim agrade cer pelos comentários e dizer que sou apaixonado no seu blog ! e perdão por as vezes não responder..meu templaste tá com um probleminha na opção de resposta,e volte sempre ! visite-me sempre e terás sempre minha visitinha também sem contar o meu carinho < 3 ! enfim ,sobre o post: Sempre tem aquele texto repleto de esperanças a respeito do ano novo ,e amei os seus agradecimentos ,parece que você espera muita coisa para esse ano né? e quem não ? feliz ano novo < 3

    E TEM RESENHA NOVA ! OMG ,VAMOS CONFERIR?
    http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/
    http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/
    Bom dia ♥

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo, o final foi o melhor eu amei, devemos viver o que nos verdadeiramente feliz, parabéns você escreve muito bem :))

    http://www.caiquemedeiros.com/

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo,feliz ano novo e que em 201 você tenha muito mais felicidade e sucesso
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Amanda!
    Pois é,é disso que se trata o post e é disso que se trata a VIDA!Ser grata!
    É incrível como as pequenas coisas no sim,são as que nos fazem FELIZES!!
    Espero do fundo do meu coração que você tenha uma ótima virada de ano!E que 2013 venha cheio de realizações para você!
    beijão!
    vidadequeen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que texto maravilhoso! Uma das minhas promessas de ano novo é deixar que a vida me surpreenda... e seguir meus caminhos para que eu seja bem recompensada!
    Lindo.
    Beijos, Cyn.
    ograndetalvez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Menina, eu só espero que 2013 seja perfeito! Porque 2012 não foi legal. Espero que minha vida dê um UP e mude totalmente pra melhor.
    Amei o texto e me ajudou de alguma forma.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Que texto bonito e cheio de esperança. Agradecer é fundamental, sempre. O segredo está aí mesmo, "continue a nadar", continuar vivendo... viver é deixar viver. Adorei :)

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  12. belo texto,
    nos faz refletir sobre os dias passados e nos deixam uma boa experança pra o Ano Novo, gostei : )

    parabens pelo post ^^

    Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  13. Hey~ Seu é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá no meu, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi... nossa que bonitas palavras amei!!..parabens sigue assim vc parece ser mto legal e simpatica!! seu blog esta perfeito! eu tambem tenho um eh de moda !todos os dias eu tenho um look diferente!!e tambem pode conectar e seguirme em WISHBUUK! alli no blog, alli sempre coloco tambem peças e acessorios bonitos vc pode ver é interesante!! bju Andreia Jakeline

    http://fashionbloggerandreiajakeline.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  15. Texto lindo!! Que sempre tenhamos coragem de seguir em frente, apesar de tudo, com sorrisos e vontade de ser feliz. Sempre! E que essa 'nostalgia' que você falou sempre continue... :)

    ResponderExcluir
  16. Feliz ano novo linda, muita paz, amor e tudo de bom :)
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Continuar vivendo...
    Espero que tenha um excelente novo ano, com muitas alegrias.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  18. feliz ano novo e que venha cheio de realizações pra vc
    e que Deus te abenções muito >> fale amém please pois faz parte
    suahusahsuhuashauhsuahsuahsuahs
    hammmmm
    vc falou algo que eu acredito muito
    todas as pessoas que passam nas nossas vidas deixam algo
    cabe a nós pegar apenas as partes boas
    apesar das muitas decepções sou muito agradecida pelo ano de 2012
    mais um texto surpreendente seu
    confesso que sou sua fã
    uahushaushaushauhsuahs

    radiopires.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. e haaammmmm bjus e ate ano que vem
    uhuuuuuu

    ResponderExcluir
  20. Não vale à pena permitir que os anos passem, sendo que as principais mudanças devem ocorrer dentro de nós. E não há como fugir delas, tentar resistir ou se opor. A renovação é necessária sempre. E que seja benéfica, para todos nós.
    Uma boa passagem de ano para você. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. É a gente só pode agradecer, eu só quero fazer de 2013 bem diferente de 2012 dar adeus a rotina ^^
    Na Flor da Idade
    Pequena Viajante

    ResponderExcluir
  22. Feliz ano novo Amanda, te espero ano que vem! Adorei o texto e já fiz minhas promessas de fim de ano. E vou cumpri-las!
    beijo

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  23. Ótimo texto em ótimo momento!!!
    Feliz 2013!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  24. Continuar vivendo, e vivento muuuito! Feliz 2013 e muito sucesso pra você. Beijos.

    http://esfriouocafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. sabia que eu nem faço mais essas promessas, pois eu nunca consigo cumprir!!! entao peço apenas coisas boas e felizes para mim e meu marido e familia!!!

    Feliz ano novo!!!

    bjk

    Leandra - www.cherryboomshop.com

    ResponderExcluir
  26. Adorei o texto!
    Acho que a maior promessa de ano novo, é continuar sendo feliz. Acreditando nos proprios sonhos, vivendo a nossa vida do jeito certo que ela merece ser vivida!

    Beijos, FELIZ 2013 !
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  27. Lindo texto. Parabéns pelo blog.
    Contemple uma premissa de meu primeiro livro O Amortecimento, disponível em http://www.bookess.com/read/14684-o-amortecimento/

    Divã da Tia eni
    www.divadatiaeni.com

    ResponderExcluir
  28. adoreeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiii !
    Comenta ou segue o meu :
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. O negócio é tentar mudar em 2013 tudo o que não te deixou satisfeita em 2012.
    Se reinventar a cada ano que passa.
    Beijos e um feliz 2013.

    ResponderExcluir
  30. ser grato por tudo de bom que temos, nos faz esquecer do que não devemos nem pensar e dar valor ao que realmente interessa!
    Amei o texto flor :)

    Muito obrigada por comentar no meu blog! :D
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e FELIZ 2013!

    re-becah.blogspot.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  31. concordo com seu texto. ano novo é algo clichê, mas todo mundo passa por essas situações semelhantes.
    Gostei muito do post de hoje!

    feliz 2013!

    TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  32. Oi, amei o texto! Eu gosto de todos os começos de ano justamente pois podemos pensar em tudo que passou sem se sentir culpadas, e tentar fazer do ano que começa algo melhor!

    Beijos,
    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  33. Que lindo o texto! Temos sempre que agradecer mesmo e, como você disse, continuar vivendo. Acho que tudo acaba sendo um aprendizado na nossa vida, mesmo. O importante é a gente aproveitar tudo que conseguimos das situações, e jogar o resto fora pra poder recomeçar ainda melhor!

    Super fofo seu blog!
    Feliz ano novo!

    http://www.officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adorei esse texto! Vamos continuar agradecendo e procurar sempre viver, em vez de simplesmente existir, não é?
    Vamos fazer de 2103 um novo começo, totalmente diverso !
    Adorei, me inspirou! haha

    aah se voce quiser fazer, sem problema! Ainda nao assiti O Grinch, acredita? Um beeeijo!
    e um prospero ano novo! C:
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. feliz ano novo!!! ótimo 2013
    lamourmonage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Tenho a mesma "promessa" para o ano novo! Espero que 2013 venha e me traga muitas realizações... Pra todos nós!

    Beijos.
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. você que tirou essa ft? QUe perfeita!
    eu não fiz promessas, nem planos ainda

    Seria pedir muito pra voltar no blog? @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Obg pela visita, volte sempre! Beijos, e Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  38. Adorei o texto floor !
    Um Feliz Ano Novo Minha linda!
    Que 2013 seja um Ano de Muitas Conquistas e Realizações !
    Beijinhos!
    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br
    Fan Page:
    https://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501?fref=ts

    ResponderExcluir
  39. Estou esperando também por tudo isso, mas, como Drummond esreveu, temos que fazer o Ano Novo...

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Muito bomo texto Amanda,
    me levou a refletir bastante sobre quais são minhas expectativas para 2013.

    Desejo-lhe um 2013 cheio de garra e determinação,
    e sonhos, principalmente sonhos, eles sempre nos movem.

    Um beijo,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo texto super bacana! O mais importante é que nós vivamos para realizar todos os nossos sonhos e objetivos *-*

    Tem post novo no Sugar Dance, que está de volta ♥

    Beijos e boa quinta!

    Camilla Martins - Sugar Dance (clique no perfil)

    ResponderExcluir
  42. Nahim...ano novo sempre nos faz refletir e também bate uma saudade danada dos momentos bons que vivemos.^^
    Desculpe a demora em responder o comentário. Estava viajando e sem internet. Desejo para você um ótimo 2013 repleto de luz e muito sucesso.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  43. Feliz ano novooo!!! Muitas felicidades e como você disse, vamos continuar vivendo e sendo quem somos. Sem nunca perder nossa essência.
    Que seu blog continue crescendo... Parabéns!
    http://delicadaeegoista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi amanda tudo bem?
    feliz ano novo flor, muita paz, saúde e coisas boas nesse novo ano. gostei muito do seu post, e sinceramente, também gosto de agradecer, porque recebemos tantas coisas boas durante o ano, até mesmos as ruins, na minha opinião tem um proposito.
    um grande abraço,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir