7.8.12

Política do pão e circo

 
De todos em dois anos, passamos pela mesma situação quando se aproxima das eleições. Sejam elas municipais (prefeito e vereador) ou federais (presidente, governador, senador e assim por diante), vemos as mesmas cenas se repetirem todos os anos. Candidatos sendo punidos por propaganda eleitoral antecipada, prometendo mover céus e terras para obterem votos e musiquinhas irritantes com o intuito de grudar na nossa cabeça de forma que, quando chegarmos as urnas e não soubermos em quem votar, o número presente naquela musiquinha chata se destaque dos outros demais que vem em nossas mentes.

A maioria dos brasileiros, quando indagados, costumam dizer que não gostam de política, que não se envolvem. Existe uma certa aversão da população, isso é fato. As pessoas muitas vezes (não digo todas, mas é a maioria) não procuram entender quais os planos dos candidatos que estão votando, se condizem com o que elas acreditam que possam melhorar seu estado, país ou cidade. Algumas até votam porque alguém indicou ou a maioria está escolhendo, então, vai pela maioria mesmo.

Até entendo esse descaso, desgosto da comunidade pela política, afinal, o que vemos - e não é de hoje - são atos de corrupção, lavagem de dinheiro, mentiras desvaladas e abuso da inteligência do público. Porém, para que algo possa ser feito contra esse tipo de mal caratismo, é necessário que a população se informe e cobre dos candidatos que forem eleitos. Que busquem seus direitos, mas também pratiquem seus deveres de cidadãos. Política é tudo isso que nos cerca, que trata do futuro do lugar onde moramos, o que deveria interessar a todo mundo.

Em época de campanha eleitoral, o que tenho percebido (pelo menos aqui na minha cidade) é que muitos candidatos se comprometeram com a sustentabilidade, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Por outro lado, basta andar no centro da cidade para observar a poluição das ruas, com papéis e adesivos de candidatos jogados pelo chão. E não só poluição sólida, como poluição visual com várias bandeiras desnecessariamente espalhadas por todo o município e sonora, com barulho de carros de som a toda hora, passeando pelas ruas.

É para esse tipo de situação que os eleitores devem abrir os olhos! Não vender o voto seja por dinheiro ou por uma proposta (falsa) de trabalho. Onde vivemos é o lugar que temos que preservar. Por isso é preciso analisar bem os candidatos, escolher um que vá fazer alguma melhoria para os que elegeram - não de forma individual e sim coletiva. Por mais que seja difícil distinguir os corretos e os maus caráter, fica ainda mais complicado não procurando se inteirar dos assuntos abordados na política.

Escândalos gritantes na política, envolvendo o patrimônio público. Hoje, assistimos de camarote aos políticos que desviam e roubam o nosso dinheiro serem absolvidos pela justiça, não pagarem pelo crime que cometeram. A população não pode e não deve se calar diante de tantos absurdos que presenciamos. Chega de alienação, chega de sentar em frente à televisão e assistir a tudo isso como se fosse um capítulo de novela. Nós que os elegemos, nós temos direito a voz. E temos que usá-la em prol da defesa do que é nosso.
Sei que muitas pessoas não vão entender essa foto do palhaço, mas quando pensei em escrever esse texto, foi a primeira imagem que veio na minha cabeça. Imagine o palhaço como o político candidato, que se veste de comediante para agradar a população, mas que por trás, não é um palhaço tão bonzinho quanto parece. Sem mais, achei que combinou muito com o texto.


Então, deixo aqui meu pedido: votem conscientemente, por favor! 

38 comentários:

  1. Amanda, a imagem do palhaço caiu como uma luva o seu texto! Amei!!
    Hoje nem sei o que escrever, seu texto disse exatamente tudo o que penso a respeito das eleições, candidatos e propostas!!

    Parabéns!!

    Beijos, boa terça!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo planamente o Brasil precisa de para com essa corrupção, mas o problema é que o povo não sabe a força que se tem e isso é triste :/
    Beijos Doces...

    http://blogstayy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo e muito com você, aqui onde eu moro é a mesma coisa, eles fazem de tudo para conseguirem votos, fazem promessas e depois das eleições eles somem, na minha opinião todos esses políticos não prestam, eu já cheguei em uma conclusão que essa politica do Brasil, não vale nada,em vez de melhorar piora a situação do país. :/
    Adorei o seu texto ^^
    bjinhos
    Conversando com a lua

    ResponderExcluir
  4. esse ano eu tinha que tirar o titulo eleitoral e eu optei por não tirar, acho que ainda não estou preparada.
    teve uma mulher do lado da minha casa que se candidatou e adivinha? o caro de som fica parado o dia todo na porta da minha casa. eu sinceramente odeio tempo de eleição, acho que os políticos deviam tomar vergonha na cara e serem mais honestos.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog
    seguindo aqui me segue tb bjs
    http://formosamakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Concordo plenamente. A sociedade no geral não liga e só piora a situação.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Olha se tem um post que eu me indentifiquei foi esse. Somos um blog de moda, estavamos atrás de moda até que li seu post. O povo não sabe do poder que tem, se fossemos um pouco mais patriotas talvez as coisas fossem direcionadas por outro caminho. Esse ano eu votarei nulo e acho que todo mundo deveria fazer isso, pra deixar nas maos de quem realmente sabe o que ta fazendo..
    bunnets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ameei o post, tem rasão, ninguém liga até que alguma coisa realmente ruim aconteça. Seguindo*

    http://justt-aa-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mais pessoas deveriam pensar como você.Ninguém parece entender que voto não é brinquedo. Hoje mesmo meu professor de sociologia propôs um trabalho super bacana sobre as eleições. Um ótimo jeito de fazer quem não pesquisa pesquisar. E como essa é a primeira eleição que eu voto, eu amei a ideia.

    ResponderExcluir
  10. E mesmo tem gente achando que o voto não faz a diferença que e so apertar uns botõezinhos lá e ja era e quando os prefeitos ou algo assim faz o povo de besta eles querem reclamar.http://senhoritajosiane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É triste e revoltante ver o descaso das pessoas com a política. O pensamento geral é: "Nenhum político presta, então vou votar em qualquer um". Não é por aí. Se a maioria da população pensasse conscientemente antes de votar, tenho certeza que o país como um todo estaria melhor.
    Parabéns pelo texto e pelo pedido de conscientização! :)

    Beijos,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o seu texto super digno. Minha mãe é jornalista da Tv Câmara e por isso tenho que estar constantemente a par das coisas que acontecem na minha cidade porque se não eu levo um puxão de orelhas, dos bons. UASHUAUHSUAUHUHSA Esses dias assisti a um debate e fiquei decepcionada com os candidatos a prefeito daqui, todos pareciam burros e prontos para enrolar a população. Esse ano é a primeira vez que vou votar obrigatoriamente, já podia votar quando tinha 17, mas eu não quis pois não tinha uma opinião formada.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Amanda, mas eu super compreendo! É mesmo uma vergonha sem tamanho toda essa politicagem do nosso país. Me entristeço, me envergonho com tudo isso e me pergunto quando é meu Deus, que a gente vai parar de ser palhaço.

    Nós, o povo. Eles, os governantes.

    ResponderExcluir
  14. O texto diz a pura verdade!!! E a foto caiu muito bem mesmo!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  15. Da politicagem passo longe. Nem comentaria o seu texto, se não fosse a excelência da tua escrita. Eu sinto vergonha do Brasil mascarado de falsa democracia e da ausência geral de honestidade por aqui. O meu voto é nulo desde os meus dezoito e não abro mão disso. Uma dica: leia o livro "Ensaio Sobre a Lucidez", se possível, ainda esse ano. É de José Saramago, e você vai se identificar bastante. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Pura verdade! Gostei muito do texto. beijos

    Pelos Dezoito
    @maaryale

    ResponderExcluir
  17. Cara fico braba pq eles sempre prometem do bom e do melhor mais não fazem nada do que prometem, eu quero ver quando foi minha hora de votar, de certo vou votar em branco ¬¬
    Na Flor da Idade | Tudo Sobre Photoscape

    ResponderExcluir
  18. Nossa sociedade sabe da corrupção dos políticos, sabe que tem várias coisas erradas, sabe o quanto ter pessoas que não se importam com a saúde e educação do povo como políticos, ganhando rios de dinheiro e não fazendo nada é ruim, mas não age, não toma atitude, a maioria fica em casa preferindo ver o próximo capítulo emocionante da novela da Globo --' Infelizmente é assim.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto, penso igual a você sobre esse politicos safados, desculpe a expressão. kkk A imagem que colocou combinou perfeitamente, esse politicos só aparecem na época de pedirem votos. Aff


    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Confesso que eu acabo não gostando de política por não entender nada no assunto, eu não gosto e não engulo a política do Brasil. Nessa época de eleições a cidade fica ultra poluída, tanto visualmente como sonora. Simplesmente detesto eleições, e só vou mudar de opinião quando valerem a pena. (salvo raras exceções)

    beijos
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Você disse tudo, simplesmente tudo, como é que vou comentar alguma coisa?
    Meu, eu sempre penso que odeio política, mas cada vez mais percebo o quanto ela é importante porém um LIXO no Brasil.
    Os impostos assolam, principalmente, a parcela pobre da população - que é uma gorda fatia de gente -, a falta de estrutura (moradia, saúde, EDUCAÇÃO, lazer, CULTURA, transporte, etc etc etc)é VERGONHOSO, um vexame para a 7ª economia mundial.
    CARAMBA, nós temos uma DEMOCRACIA, NÓS temos o poder. Mentira, enquanto estamos sendo enganados e iludidos, com votos comprados e promessas fajutas, o dinheiro do povo é roubado, crianças passam fome, CPIs acabam em pizza, o crime aumenta e por aí vai. NINGUÉM faz merd@ nenhuma. E é aqui que vivemos: Brasil, um país de todos.

    Parabéns pelo texto. Beijos e ótima sexta, flor ^^
    http://loucosinformados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Você disse tudo ,
    eu realmente não gosto de política, mas como é o primeiro ano que voto , já pesquisei o histórico do meu candidato que tem alguns contras, mas é o que tem menos contras.
    No Brasil é assim , a maioria vota por indicação , não procura saber quem é melhor para o lugar onde vive .
    Vender o voto ainda é mais patético que votar sem conhecer, você acaba vendendo sua sociedade por poucas coisas e acima de tudo , falsas.
    Achei o palhaço certinho , combina com os políticos tentando nos enganar e com os eleitores que se deixam ser enganados.

    http://myselfandthai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Pior é aquele povo que diz: ui, vou votar nulo pra salvar a nação!

    Eles não sabem a besteira que estão falando e fazendo.

    Passando também pra te avisar que post novinho no meu blog! Comentá lá!

    Bjonas e fique com Deus ♥

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  24. A imagem 'casou' perfeitamente com o texto!

    http://esfriouocafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Realmente, o Brasil nesse aspecto é uma vergonha! Aonde já se viu "palhaços e mulheres frutas" se candidatarem para isso, e pior: serem eleitos.
    A politica no Brasil ta uma palhaçada mesmo, por isso ainda continuamos sendo o Pais de segundo mundo (acho que é assim que diz) ¬¬ Porém, esse ano a politica vai me servir pra alguma coisa: arrumei um "bico" pra trabalhar nelas :B hehe
    A minha mãe me indicou pra sair distribuindo esses papeizinhos pros outros na rua sabe? E eu aceitei, pq eu to precisando de grana sabe T.T Mais só por isso também, nada mais D: AUSSAUHSUAHUSHAUHSAUHSAHUSAHUSAHUSAUHASHUSAHUSAHUSA
    Achei um tema ótimo pra post, tem muita gente que acha o máximo essa palhaçada toda ¬¬

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  26. É uma loucura essa coisa de política, mas o fato é que precisamos de mais ação do que teoria. quantas vezes não vemos denúncias e casos de politicos corruptos?
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. oi,amamos o seu blog e somos hipebolíacas total,já estamos seguindo agora gostariamos que vc tb seguisse nossos blogs:
    Karen...estilosgirls.blogspot.com
    vidrinhosbrilhantes.blogspot.com

    Hellen...bella-onlline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Mandou muito bem no post, Amanda!
    As pessoas não procuram se inteirar da política por causa dos inúmeros escândalos, mas isso é um erro. Aí é que o povo deveria GOSTAR de política, procurar entender, cobrar do governo o que lhes é de direito.
    Não podemos nos deixar alienar. Precisamos, de fato, abrir os olhos e cobrar do governo. Vivemos num caos e parte da culpa é nossa que ficamos sentados em frente a T TV enquanto os governantes pintam e bordam bem nas nossas fuças.

    Belo texto, bela reflexão!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  29. Verdade isso. Apesar de eu ainda não votar, acho que TODO O VOTO deve ser consciente, afinal, é muito fácil dizer: "Eu não entendo de política mesmo" ou "eu não gosto de me meter nessas coisas"(como você disse). E dá no que dá, vejamos como o Brasil está hoje, e milhõe$ e milhõe$ indo para o bolso dos corruptos...
    Momento revolta passando, hahá. Mas pior que é assim mesmo- INFELIZMEMTE.
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Querida, primeiramente obrigado pela visita em meu blog, adorei te ver lá.
    e agora me diz como que faz pra ter um blgo tão fofo assim? Nossa eu me encantei aqui com o teu blog.

    Volte sempre tá? E tem o final da história lá.
    beijoo

    ResponderExcluir
  31. eu odeio quando chega a época de votação,por que e só nessa hora que os políticos aparecem
    Flores de Marshmallow

    ResponderExcluir
  32. Obrigada por esse texto, por publicar isso e por acreditar que as pessoas podem, sim, mudar alguma coisa com seu voto se o fizerem com consciência.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  33. Seu texto ficou óootimo e a foto super combinou! Ele me lembrou uma frase, de William Shakespeare, que é mais ou menos assim " não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam". Aqui na minha cidade também está toda suja por esses políticos, eles estão cheios de colocar universidade publica - e a USP vai vir pra jundiaí, em 2015 entao... Superemos, né? :T
    Exatamente! Vamos ver se tem coisas interessantes, HAHA

    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Selinho pra você no meu blog *-*

    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/2012/08/selinho-meme-literario.html

    Um beeijo,fofa!

    ResponderExcluir
  35. oi querida,
    a foto com certeza combinou muito.
    Quando eu era criança, não entendia como os adultos se revoltavam tanto com a politica que me parecia uma coisa divertida, cheia de cor e musiquinhas. Quando cresci, comecei a entender de verdade. Muita gente ainda age como criança e não percebe o fundamento e a importancia do proprio voto. Tenso :S
    Ah, ainda nao estava seguindo aqui, acredita? haha
    boa semana :D
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Olha, Amanda, amei o texto, pra variar! Mas não sei se política de pão e circo seria o nome mais correto para isso. Uma vez que os políticos prometem não só o pão, como um banquete. Mas na hora do "vamos ver", acabam não fazendo nada disso. Seja por falta de verba ou por burocracias.
    Acho que no país, são esses dois tipos de políticos os mais frequentes: os corruptos e os mentirosos. Temos é que votar no menos pior.
    EEEEEEEEE mudando de assunto. Indiquei você na categoria nova lá no Xiricutico! O Top 3! hahaha :3 O hipérboles não podia deixar de aparecer, né!
    Xiricutico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Verdade, e ainda, quando esta no ultimo ano de eleição eles começam a correr atras das promessas feitas para se reeleger. A minha mãe trabalha com a politica, e as vezes ela conversa comigo sobre quantas coisas erradas acontecem aqui na minha cidade, que é pequena se for comparar, e é muita coisa.
    http://my-history-restarted-again.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Poxa amanda, me encantei com seu blog! Seus textos me deram uma outra visão sobre os assuntos, fora que você escreve super bem mesmo, e foi muito agradável estar aqui, nesse lay super calminho e lindo! VocÊ tem talento e seu blog está na minha lista de preferidos! adorei mesmo! beijos

    www.leerosy.blogspot.com

    ResponderExcluir