17.8.12

fofocadavidaalheia.com

É a minha humilde opinião, mas como a privacidade é (ou pelo menos era) individual, cada um sabe o que faz com ela, né? Fica a Dica!

Entrei no Facebook como costumo fazer diariamente e analisei mais profundamente os status postados pelos meus "amigos" (leia-se conhecidos e o porquê eu nem preciso explicar, né?). Será que as pessoas notam o quanto elas se expõem no mundo virtual? Digo Facebook por ser o mais usado, mas em redes sociais como Instagram e Twitter, principalmente. 

Até onde vai a exposição das pessoas? Hoje é possível postar fotos, vídeos, conversar com os amigos, expor ideias pessoais em apenas uma rede social, entre várias outras funções. O celular fez com que o mundo da internet se difundisse ainda mais, pois a qualquer hora e em qualquer lugar, as pessoas podem postar fotos ou atualizar seus status, contando o que estão fazendo no momento ou planejando fazer. Dispositivos conseguem rastrear a localização dos usuários, mostrando onde eles se encontram na hora da foto/status.

Aquela menina que termina e volta com o namorado toda semana e sendo assim, atualiza seu status de relacionamento de "solteira para em um relacionamento sério" religiosamente, todas as semanas. Ou aquela hora, cujo namorado terminou e ela demonstra toda a sua tristeza postando indiretas tristes para o rapaz, ou o contrário. 

Meninos(as) que postam suas fotos bêbados(as), depois de irem pra balada ou contam cada detalhe da sua vida na "linha do tempo"... As pessoas precisam mesmo ficar por dentro desses detalhes tão íntimos da vida de cada um? Ninguém precisa mais ler as colunas sociais dos jornais, afinal, que melhor jeito de ficar atualizado das fofocas alheias do que uma coluna digital, que está sempre atualizada, que as informações correm mais rapidamente e de pessoas mais próximas, que fazem parte do nosso dia a dia? Pergunta retórica.
        
A dúvida que paira em minha mente é justamente se essas pessoas percebem o quanto estão sendo expostas ou se fazem isso por algum tipo de impulso, uma vez que na hora de qualquer sentimento forte como tristeza, felicidade ou raiva, redes sociais são as formas mais rápidas de difundidos e ter respostas. Não posso também ser cínica e dizer que não me exponho, porque também posto fotos, conto histórias do meu dia a dia e por vezes até falo sobre minhas tristezas e felicidades (como adoro escrever, transformo esses sentimentos em entrelinhas, que vão acompanhadas do texto que mascaram os verdadeiros motivos), mas acredito eu que não de forma tão explícita.
        
Então, aqui fica a minha conclusão: que a internet revolucionou as comunicações e o mundo, isso é fato e irrevogável, nos deixa mais próximos de algumas pessoas em momentos que não podemos ficar perto fisicamente, porém, a vida ainda acontece no cara a cara, no toque. Tem coisa, que a gente guarda, não porque seja segredo, mas porque não interessa a mais ninguém. 

Todo mundo prega a liberdade, mas se prende a dar explicações da sua vida pessoal na internet. A privacidade é muito valiosa - pelo menos pra mim - e nada é tão bom como saber que se tem uma vida preservada longe dos teclados e dos monitores que nos deixam presos nesse mundo digital.

39 comentários:

  1. Sem dúvidas nenhuma, estamos em uma era de tecnologia muito avançada, as pessoas hoje em dia, pelo simples fato de saberem que podem se relacionar virtualmente, fazem de tudo para fazer isto, na minha opinião, tudo tem limite, eu por exemplo, uso o Facebook para falar do que eu gosto, nem expor a minha vida pessoal, uso o Facebook como uma ferramente de apoio para falar da palavra de Deus, meus amigos precisam muito disso, se é que me entende! kkkkk (^^)

    Acesso Permitido.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, concordo com você, tem gente que ainda não sabe os limites na hora de usarem as redes social. Não dá para sair por aí contando tudo da sua vida,então porque fazer isso online.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, cada dia que se passa estamos cada vez mais nos expondo e isso é muito perigoso, tem que se ligar e tomar cuidado!!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  4. Também concordo com você! O povo as vezes extrapola o limite do que pode ou não compartilhar com outras pessoas. Gostei muito do texto.
    beijos

    Marina Alessandra do blog Pelos Dezoito
    @maaryale

    ResponderExcluir
  5. vc tem pensamentos muito profundos sobre os assuntos os quais vc escreve,é muito interessante ler e compreender e bons pensamentos como o seu,adorei o texto e concordo que é sempre bom termos privacidade.

    http://bella-onlline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amanda, fiz um facebook esses dias, mais pelo blog do que por mim mesma!! Fico horrorizada com as coisas que as pessoas publicam, nossa... Nem sei o que pensar...

    Beijos, um bom final de semana para vc!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. E tem certas pessoas que não sabem medir o que colocam nos seus perfis -eu coloco mais coisas de amor e tal ,mais já vi bastante pessoas colocando coisas improprias até demais http://senhoritajosiane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei seu blog e já virei sua seguidora, se tiver um tempinho venha conhecer o meu blog, ficarei muito feliz e se gostar me siga!

    www.todacharmosa.com

    Se for possível me ajude e curta as fanpages do blog:

    www.facebook.com/blogtodacharmosa
    www.facebook.com/pathymoreira

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente: além de não pensarem no que postam, as pessoas ainda ficam com frescurinhas publicando coisas pessoais sobre outras pessoas, indiretas estúpidas, frases de tumblr que querem mostrar "não me importo, ferre-se tudo" mas sabemos que é o contrário... Aff, tudo vontade de se aparecer e falta de saber o que é realmente necessário dizer ou não.
    Para mim, "se não tem algo interessante para dizer, fique em silêncio".

    Beijos, ótimo FDS ^^
    http://loucosinformados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muita gente se expões nesse tipo de rede social com o objetivo de atingir a popularidade (na minha opnião).
    Enfim, acho que já fiz muito isso de me expor, e até das indiretas para o ex-namorado,
    mas parei , não porque alguém me alertou , mas porque percebi que minha vida não interessa a ninguém. Apenas aos meu familiares e amigos (sim, os de verdade).
    Bjs

    http://myselfandthai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. nossa acho que as redes sociais chegaram pra acabar com a privacidade, e o pior é que a própria pessoa que acaba com sua privacidade
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Atualmente, o que mais tem acontecido são pessoas que perdem a privacidade devido as redes sociais. São divertidas, mas um perigo, né? :B

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu realmente penso como você, eu acho um abuso de liberdade, a privacidade das pessoas foi diminuindo.. hoje qualquer coisa que acontece o fulano já quer postar pra todo mundo ver. Falta bom senso.

    bjs
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,tudo bem? Nossa,adorei a postagem! ;)) muito bem elaborada,HAHAHAHAH! Eu e a Alexya fizemos um blog e adoraria que você visitasse! ^^ http://amigaquefashion.blogspot.com.br/
    Beijão.

    ResponderExcluir

  15. Com certeza exite muito ainda a ser mudado no comportamento das pessoas em redes sociais, mas como tudo na vida,vivemos em ondas de expansão e reclusão, ou seja, o facebook/twitter/instagram tem sido as redes sociais com mais exposição possivel, talvez a proxima onda ( q deve vir questionando a existente) deve ser de redes sociais (ou plataformas diferenciadas que receberão outro nome) em que o compartilhamento da vida nao seja o foco.. e assim o comportamento mudará novamente... pelo meno é o que eu acredito..
    bjs
    boa semana
    ____________________________________
    www.anteontemmusical.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estamos na era da tecnologia, querendo ou não é inevitável. Com instragram, twitter, fb e tudo o mais estamos cada vez mais se expondo. Tenho amigos que são contra postarem no instagram, fotolog e coisas do gênero porque querem ter privacidade num mundo que slá, isso não existe mais..
    bunnets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu super concordo com você! Acho que tem pessoas que se expõem demais. Eu ate acho que de uma maneira é bom, pq temos essa mania de julgar as pessoas pela aparecia, e tendo ela no seu facebook ou outra rede social que ela compartilha o que gosta e o que sente, é ate bom pq as vezes faz que vc mude de ideia, mas já se expor demais é ruim né D: Como tudo que é demais é D:
    Eu odeio essas garotas/garotos que fica voltando e terminando com o namorado e trocando de status, aff ¬¬
    Da vontade de falar: minha filha, quando tu tiver certeza que não vai mais voltar e que quer termina dai tu muda essa merda de status ok? ¬¬
    UHSHSAUHSAUHSAUH serio e-e
    Mas acho que é como você disse, a gente é movida muitas vezes pelos sentimentos.. Eu já postei umas 832893894893 coisas que apaguei depois pq foi o que eu senti na hora, dai no outro dia eu li e pensei: meu deus, como sou tosca de colocar isso -QQ

    Enfiiiiiiiim, tudo nessa vida tem que ser usado com moderação!

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, nem me fala. Eu sempre penso sobre isso, procuro sempre não me expor muito e não faço esforço pra isso, acho que é uma coisa muito natural pra mim. É terrível mesmo toda essa falta de noção...

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Sem duvida com concordo com sua opinião, a internet invadiu nossa privacidade, mas não ponho a culpa nela e sim nas pessoas que usam e postam cada bobagem. Ótimo post!

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Concordo com você, Amanda. Eu tenho meio que um... trauma de redes sociais. Não porquê aconteceu alguma coisa, e eu também não deixo de entrar nelas. Mas elas me passam algo negativo, que não me faz bem. Nem sei como explicar.
    Ótimo texto, as pessoas expõem demais a sua vida na internet,realmente, e às vezes até se esquecem de como é bom viver no mundo real(ou não, no caso).
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tento sempre manter um cuidado ao usar as redes sociais. Claro que tenho, não sou imune à essas "febres", mas também não sou de me expor. Diferente de outras pessoas que preferem mandar indiretas e procurar brigas, sou mais tranquila quanto a isso. Se estou triste, posto frases de autores que gosto em relação à isso. Mas, meus parentes se expõem até demais, e isso está causando um problema tão grande!
    Não sou contra o uso das redes, mas as pessoa tem que maneirar na hora de postar algo sobre sua vida.
    beijos.
    Amanda - Doce Diário

    ResponderExcluir
  22. Chato mesmo, essas coisas. Tem gente que avisa até quando vai tomar banho e fico me perguntando o que as pessoas têm com isso? Meu querido, eu não quero saber! :D

    ResponderExcluir
  23. Essa questão da privacidade eu penso desde quando decidi criar um blog, sempre fiz dele um diário virtual, mas não iria expor toda a minha vida em mínimos detalhes ali, já que pessoas estão envolvidas, etc. E em outras redes sociais também é assim, penso duas veze antes de postar alguma foto ou escrever algo e publicar, também prefiro escrever meus desabafos mais subjetivamente, tanto no blog como no Twitter ou Facebook. Mas existem pessoas que não tem limites mesmo e se perdem no limite de exposição da sua vida nas redes sociais.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  24. hoje em dia a privacidade é uma coisa relativa, a internet é muito importante entre termos, incrivelmente durantes minhas aulas meus professores de linguagens estrangeiras (inglês e espanhol) levaram textos para os alunos que falavam sobre a falta de privacidade. Bom admito que no twitter eu escrevo mais do que devo, mas é algo como me libertar, não sei, geralmente apago o que é 'expositivo' de mais... No facebook sou reservada, posto fotos como todos, mais sempre devidamente vestida e sobria (até porque so tenho 15 anos e odeio bebidas alcoolicas...), mas já vi muita gente que estudou, estuda ou apenas conheci de vista postando fotos mostrando mais do que devia, compartilhando idiotices, e esse é um assunto muito extenso. Se querem saber da minha vida perguntem pra mim, porém hoje se querem saber da vida das pessoas mais "badaladas" da cidade leiam seu facebook, é tudo aberto, liberado, é um stalker grátis...
    Depois de falar isso tudo, so fico mais confusa e com a certeza de que privacidade está cada vez mais rara...
    Beijão! (:

    ResponderExcluir
  25. oi querida,
    adorei o post. É complicado isso, a maioria das pessoas ja perdeu a noção de vida real e vida virtual. E o piior são os checkins "em casa", "no trabalho", "no banheiro". É do tipo "tá, e eu com isso?" hahaha
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ótimo esse texto e super concordo com o que você disse, as pessoas se expõem demais nas redes sociais, fora que isso também é muito perigoso, esses sites foi feito para se divertir, interagir com as pessoas mas já ta virando aquele vicio sabe, eu sou meio viciada em internet rsrsrs mas eu não deixo de viver a minha vida em off por causa disso e tem muitas pessoas que estão esquecendo dessas coisas, mas é assim as vezes as coisas crescem de forma descontrolada.
    A e queria falar que seu blog esta no quadro, do blog da semana :D
    bjinhos
    Conversando com a luaCurte?

    ResponderExcluir
  27. Pessoas se expõem demais!
    Adorei seu blog, uma fofura flor, estou seguindo linda!
    Beijos;*
    Visita?
    http://girlonlline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Concordo com palavra dita. É incrível como a maioria das pessoas esqueceu o conceito de privacidade.
    Parabéns pelo texto.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Amanda
    Pois é viu muitas vezes não paramos pra pensar o quanto a gente se expõe na internet em certos casos posso dizer que é bem perigoso isso sempre vejo quem aceitar nas minhas redes sociais é uma forma de se precaver.Bom adorei seu blog e estou te seguindo

    Bjoss

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. adoreii o post...... acho q devemos abrir mais os olhos em relaçao a isso

    adorei o blog

    http://loucapornada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Concordo plenamente com a sua opinião, não sou do tipo de me expor, protejo minha privacidade.

    Meu blog é novo, se puder,apareça por lá:
    http://blogqueridarealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. É bastante óbvio que já não há mais limites entre o público e o privado. Vejo pré-adolescentes se exibindo de bikini, do instagram ao facebook. É lamentável. Até onde vai a exposição de si próprio? E sabe o que é pior? Esse é justamente o tipo de indivíduo que diz por aí que jamais entraria em um Big Brother. Pra quê né? Já se exibe de graça mesmo...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Falou tudo! E mais um pouquinho!
    Gosto de ver atualizações dos meus "amigos" do facebook e também noto que alguns fazem coisas tão desnecessárias...
    Gosto de ler histórias, colocar fotos (até no meu blog, tenho uma página escondida só disso) e faço de tudo para não falar demais ou me exibir demais. É difícil, mas não impossível...rs

    Beijo

    Infinte Dreams

    ResponderExcluir
  34. Tem muita coisa desnecessária na minha página inicial do facebook - não preciso ver tudo, né? Ou seja, as pessoas tem que ter senso sobre o que postam ,né? Tem um garoto que posta umas coisas muuuuito aleatórias :S acho que falta senso nas pessoas - tem umas garotas de 13 anos que postam cada coisa, que eu fico horrorizada,sério :x
    Superemos, né?
    aah menina, eu gastei muuuito em livros KKK hasudhas mais de 100 reais, isso te garanto rsrs
    Um beeeijo!
    PÂm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu acho que muitas pessoas dizem mais do que devem justamente por quererem chamar a atenção e mostram fotos com coisas a mais do que devem por esse motivo também. Bom... cada um é cada um e quanto a mim eu estou bem tranquila, então... UAHSUHUAUHSUHSA

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  36. Comecei a ler o primeiro parágrafo e acho que o que eu lembrei basicamente resume o que você quis dizer o texto todo. Estava no Instagram um dia desses e me deparei com uma foto. De uma "conhecida". De um vaso sanitário. Com a urina dela. Não, não tô brincando. Por mais ridículo que possa parecer, eu vi isso... E fiquei uns 5min em choque só tentando analisar o que faria alguém postar uma coisa dessas.
    E falando sobre o famoso Facebook, acho engraçado como as pessoas já estão tão hipnotizadas e com a cabeça feita de que tudo o que acontece na sua vida, você tem que publicar lá. Outro dia, encontrei uma amiga que não via há tempos, e quando respondi à resposta dela sobre eu estar namorando, ela arregalou os olhos e disse: "nossa, mas como assim você namora e eu não vi no seu Facebook?"
    Na minha opinião, não existe coisa melhor do que você ter privacidade o suficiente para fazer com que só as pessoas íntimas à você saibam o que acontece na sua vida.
    Adorei o texto e poderia passar o resto da noite aqui opinando sobre o assunto, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Oie!

    Dia desses li uma reportagem que falava exatamente sobre isso, que hoje em dia as pessoas não guardam mais segredos e que a internet estava fazendo as pessoas perderem sua privacidade. Oras, só perde a privacidade quem se expõe demais, não é? Quem ainda preserva sua vida não terá seus segredos revelados para o mundo. E é isso que as pessoas têm que perceber, que as vezes elas fazem papel de ridículo ao se expor loucamente na internet, como se a vida delas fosse um mar de rosas, festa e felicidade o tempo todo.

    O que importa mesmo é que saibamos usar a internet não só para nosso lazer, mas também para o bem.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Concordo.
    Também me exponho um pouco, mas há pessoas que me superam, e muito.
    Pessoas sem noção, que contam as suas vidas sem floreios na rede. Eu desabafo no blog, no twitter e no facebook, mas tento não ser tão específica em tais desabafos. Gosto de transformar minha dor em poesia. Ou quase isso. Porque tiro um peso do coração, e ainda assim ninguém sabe o que houve ao certo comigo.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir