17.5.12

Carta às ex-amigas - Parte 2

Depois de tanto tempo, as minhas palavras podem estar um pouco menos encharcadas de mágoa. Agora, a mágoa não é o sentimento que contorna as minhas palavras, então elas estão mais leves, mais naturais, menos duras. O tempo tratou de curar minhas feridas expostas (pelo menos as abertas por esse motivo). E aqui estamos nós, segurando as pontas. "Pisando em ovos", talvez seja a expressão que mais se encaixe no momento. 


Não existe a mesma confiança, ou as mesmas palavras de afeto, nem gestos, mas sinto que, diferente do que eu profetizei e desejei, implicitamente, restou alguma coisa, camuflado nas atitudes, revestido de boas intenções. Eu não sei definir o que, mas ao contrário do que eu pensei, ainda restou algum sentimento, alguma consideração... alguma lembrança. Vez ou outra, me pego rindo de alguma memória que desenterro do nosso baú, até com um pouco de carinho ao lembrá-las. Sim, porque o acontecido mudou como seria a nossa relação dali para frente, mas o que estava antes de tudo o que aconteceu, permanece intacto, pelo menos para mim.

Segunda chance é uma impossibilidade, se for pra buscar algo do passado, que seja aceitando-o, aprendendo com ele, e não apagando-o e fingindo que nada aconteceu antes disso. Porque antes disso, existe uma história e independente do desfecho dela, passar a borracha não vai ser a saída mais justa. Ainda mais em uma história escrita com caneta. Até corretivo ainda deixaria rastros de que a página já foi usada. 

Por mais que alguns assuntos sejam evitados e a confiança já não seja a mesma (e seria hipocrisia se fosse, pois, ignorando ou não, sequelas ficam), assumindo essas defasagens, talvez tenhamos chance de resgatar essa "coisa" que está em algum lugar, perdido no tempo ou em nós. Mesmo faltando uma última conversa, mesmo sem trocar uma simples palavra, apenas olhares, sem graça e às vezes. Ou talvez não. Mas quem se arrisca a desafiar o tempo? Só ele tem as verdadeiras respostas... e só ele guarda todos os sentimentos abandonados, deixados para trás, jogados ao chão do caminho que decidimos trilhar.

Para quem tiver curiosidade de ler a primeira: Link "Carta às ex-amigas" .

11 comentários:

  1. Este texto me tocou, é bem profundo, pois eu tenho algumas ex-amigas que não falo mais, e vi que nós mudamos muito, que agora somos muito diferentes, é bem triste perder uma amizade!
    adorei seu cantinho!!
    set-fire-in-the-deep.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto!!!

    xoxo

    http://www.deforaparadentro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. amei o texto, quando uma amizade é perdida é melhor não desenterra-la sempre traz magoas antigas
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi amandinha ^^
    Todos me chamam assim...
    Olha eu to montando um banner legal, fik com esse ai depois ti mando outro ta ok!

    Bjão xará ^^
    http://conectdow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei perfeito o texto.
    "Eu não sei definir o que, mas ao contrário do que eu pensei, ainda restou algum sentimento, alguma consideração... alguma lembrança" minha amiga me trata muito mal, e quando desejo que vou deixa-la, eu sinto que não dá --'

    Garota do olhar sincero

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu já não consigo fingir que nada aconteceu com as tais ex-amigas, o olhar sem graça que você citou sempre acontece comigo,rs. Mas como você escreveu, não dá pra deixar pra trás o que aconteceu e fingir que confia novamente naquela pessoa, só deixar o tempo talvez curar as feridas e ver no que vai dar, se a amizade pode continuar ou não.

    Lindo seu blog, isso sim *_* E sua escrita é maravilhosa também <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Sei bem como é se afastar das pessoas, mas isso acontece em uma hora da vida, para que conheçamos pessoas novas e que estejam ao nosso lado em novas etapas, é assim que a vida é... e o mundo gira.

    Super obrigada por ter passado por lá. Já estou seguindo aqui viu? Muito lindo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. olá Amanda
    eu me identifiquei muito com a sua carta, faz pouco tempo eu tive um reencontro com duas delas, na verdade, apenas uma, já que com outra não perdi contato, e foi muito estranho, estarmos ali, as três adultas,e com vidas e pensamentos tão diferentes, não dá pra voltar no tempo,mas, então isso faz com que a gente tome novas decisões no presente,rs

    gostei do seu comentário no blog, deve ser por isso que me rendi ao filme, quando puder e quiser é claro, não deixe de assistir eu gostei, acho que vale a pena rs
    bjsss Amanda

    http://rob-umarosaazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, isso me lembra o quanto já escrevi cartas para ex-amigas e nunca entreguei, nunca tive coragem. Não sei, mas acho que essas coisas são bem complicadas... no fundo a gente sempre acaba levando alguma mágoa que não se dissolve.

    Beijos
    http://www.brilhodealuguel.com/

    ResponderExcluir
  10. É bom manter as lembranças boas intactas (ou quase) depois de uma amizade acabada. Não é justo procurar erros no que foi belo por causa de algo ruim que aconteceu no final. Isso me fez pensar sobre minhas relações, cogitar a hipótese de não acreditar demais nas pessoas que dizem ser amigas, mas acho que não consigo. Faz parte de mim dar de tudo numa amizade. Lindo texto!

    Eu realmente adoraria fazer uma parceria com você, Amanda! Eu adoro o seu blog.

    Beijos!

    desabafosdeumatola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. É realemente assim que acontece...as amizades acabam,mesmo que nao saibamos como,acabam e deixam marcas,essas que muitas vezes sao marcas doces,de uma amizade eternamente vivida e viva nos momentos bons e ate mesmo nos ruins.No fim nao sei quem errou,ou porque mudou,só o que sabemos é que ja nao existe aquela euforia do reencontro,aquele ar de confidencialidade,o toque de audacia na hora da encrenca...enfim o momento de companheirismo que um dia foi ,mas que agora nao mais é...

    ResponderExcluir