9.3.18

Leve a bandeja com você


Nunca abandone a sua gentileza na bandeja em que comeu numa mesa de praça de alimentação.

Na semana passada, eu participei de um curso de oratória que pediu aos participantes que pensassem em algum tema para apresentar no dia seguinte. Coisa rápida, apresentação de três minutos. Passei a noite e a manhã do dia seguinte imaginando vários assuntos, mas tive a certeza do que falaria quando fui almoçar na praça de alimentação de um shopping com a minha prima, que também estava participando da formação: eu tinha que falar sobre as bandejas!

Inicialmente pode parecer meio sem pé e nem cabeça, mas já parou pra pensar no impacto que uma bandeja colocada no lugar correto pode causar no ambiente, na vida?

Ao levantar da mesa com a tal na mão, várias pessoas já observam o movimento e pensam em fazer o mesmo - digo isso porque todas as vezes que estava reunida com muitas pessoas e só eu ia levá-la ao local correto, as pessoas se sentiram constrangidas e encaminharam suas bandejas ao lugar que elas devem estar depois da refeição. Depois, e a parte mais importante, os funcionários que trabalham no recolhimento e limpeza da praça ficam super agradecidos. Já ganhei palavras e sorrisos que eu guardo até hoje, só pelo brilho e força que tiveram naquele momento.

Além disso e o mais importante, vai adiantar o trabalho e fazer com o dia dessa pessoa ser melhor, por um gesto tão simples e que não te custa nada. O nome disso é gentileza, ato este que será reverberado por vários ambientes, influenciando positivamente a vida de muita gente! Pois basta um atitude como esta pra mudar o dia de alguém, que com certeza repassará o sentimento de empatia a outra pessoa, gerando uma fonte cíclica de energia ativa.

Recolher é uma obrigação? Não! Mas caso não concorde com o meu ponto de vista, pelo menos não use aquela justificativa tosca de dizer que, se não houver bandejas para recolher, aquelas pessoas perderão o emprego. A função deles não se resume a isso. E porque não contribuir pra um mundo melhor e com a conexão entre as pessoas?

Agora, pensa comigo: se apenas tirar a sua bandeja na mesa pode causar toda essa onda de positividade, já imaginou o que pode acontecer se cada pessoa realizar várias pequenas gentilezas desse tipo durante o dia, durante a semana ou o ano?

Viu que pra gente ser melhor não precisa de muito?
Leve a bandeja com você. Deixe a gentileza pra alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário