3.9.12

Efeito borboleta

        

Estive pensando nas borboletas. A sutileza de seus movimentos, a beleza da batida de suas asas. Sua calma e elegância em levar polem de flor em flor, beijando-as carinhosamente. A borboleta não atropela as fases de sua vida, ela tem seu objetivo traçado e o segue ferrenhamente. Elas sim têm um projeto de vida do qual não perdem de vista.  As lagartas são também borboletas, mas que ainda não têm asas, ainda não passaram por suas modificações. Por dizer modificações, entendo que as borboletas passam por muitas transformações até chegarem a excelência de sua forma.

Depois de transformadas, as borboletas vivem pouco, para aproveitar suas asas. É como se elas estivessem chegado num estado tão profundo de amadurecimento que aqueles poucos dias que as restam, são apenas para aproveitarem a sua plenitude. Falo da borboleta por ser um ser vivo de poucas exigências, que sabe esperar a hora das coisas acontecerem, que não se atropela. Mas a maioria dos animais não são assim, inclusive os humanos. 

O problema é que o nosso amadurecimento é mais atrasado, porque sempre estamos atropelando as fases da nossa vida. Nesse sentido, não sei se ser racional é uma qualidade de tanto destaque assim. É essa racionalidade que, por vezes nos salva de situações de perigo, mas por outras nos impede de termos contato com o que intrinsecamente a gente é e que muita gente não conhece. Na verdade, nem a gente conhece direito, de tão íntimo.

E é essa pressa, essa mecanização que emaranha a gente nos afazeres diários, como trabalhar, estudar, se relacionar com as pessoas, que a gente esquece ou "não tem tempo" de conhecer nossos desejos, nossas verdadeiras vontades, não enxergamos as nossas asas. Muitas vezes a gente  se maltrata para agradar outras pessoas ou cumprir necessidades sociais, deixamos de lado muitas de nossas vitalidades. Às vezes estamos infelizes por cumprir papéis que não nos dá prazer, mas ainda assim, seguimos em frente, mesmo que a vida esteja passando sem muito fervor.

Nessas horas em que bate o desestímulo, muitas vezes o que nos dá um choque de realidade é algo bem simples, como a importante palavra de alguém próximo, uma cena que nos aperta o coração... e quando a gente percebe a importância disso na nossa vida, a gente tá pronto para abrir as asas e alçar voo. Mas até chegar a esse ponto, é preciso ser lagarta. É preciso sofrer, amadurecer e viver. Para que, assim como as borboletas, aprendamos que temos que ter paciência, autoconhecimento e força para se desatar das amarras. E assim, voar.

27 comentários:

  1. Que texto incrível! Me fez refletir sobre a minha vida, 'o que ando fazendo?', perguntei-me e ainda não sei direito a resposta, mas 'voar'... não, não. Estou muito longe de alcançar esta fase.

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amanda você sempre com textos maravilhosos, sabe eu as vezes sou apressada sem paciência de esperar preciso aprender mais com as borboletas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Amanda texto lindo esse adoro a levesa das borboletas e sua fragilidade e ao mesmo tempo sua força na mudança
    Boa semana

    Beijos

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lindo, amo borboletas elas repesentão liberdade *--*'
    Parabéns pelo texto >.<
    Beijos Doces...
    http://blogstayy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse seu texto me deu uma dorzinha no coração, odeio me sentir impotente. Eu acho que nunca nos desenvolveremos o bastante, sempre estaremos evoluindo e aprendendo, isso é bom, mas como você disse, às vezes é desestimulador.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. que texto inspirador!!

    Beijinhos,
    Sónia
    http://ladystudio.pt/blog/

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo, adoro usar borboletas como metáforas pois nelas podemos enxergar tantas coisas... ameeei
    Beijos,

    Amanda (xaráaa)
    http://writeanotherpage.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo, amo borboletas, tão graciosas, os movimentos tão delicados mesmo, hey posso roubar a sua criatividade?
    Naflordaiidade(.blogspot.com)é sem o parenteses *3*

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Também acho lindas as borboletas; seus movimentos etc.
    Um texto lindo e delicado. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. que lindo,borboletas sempre são um sinal de madurecimento :)
    beijos

    ResponderExcluir
  11. O ciclio de vida das borboletas é uma das coisas mais mágicas que há no mundo. Temos mesmo muito a aprender com elas. Belo texto *-*
    Té mais ;*

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto.
    Ótima semana...
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o texto :)
    Borboletas tem o dom de nos fazer sentir livres. Pelo ao menos, eu acho. Beijos

    Marina Alessandra do blog Pelos Dezoito
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  14. Que lindo texto, adorei que citou borboletas, pois são leves comos as palavras citadas no texto e nos faz refletir. Parabéns!

    Participa do sorteio de 5 esmaltes da marca Beauty Color. Te espero lá. :)

    Beijos @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg . blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Amandinha querida, serio, você tem super poderes né?
    Pois é incrível, como quando estou super triste, precisando ler/ouvir algo que me faça refletir sobre algumas coisas que estão acontecendo e SEMPRE que venho aqui, tu me faz esse favor. Serio, é incrível! Pois eu sempre visito os blogs quando vou responder os comentários, e dai como num passe de magica eu entro aqui e leio um dos seus posts e sinto como se tu tivesse me mandando uma indireta, É SERIO!!!!!!!

    Enfim, nem preciso dizer mais nada sobre o post né? Só quero dizer, que não sei ao certo o porquê mais estou com uma enorme vontade de te abraçar :) hihi

    rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  16. Muitas vezes, enquanto ainda somos lagartas- por assim dizer- vamos descobrindo qual é o nosso verdadeiro objetivo, sendo que, se não tivéssemos que passar por essa fase, não seríamos realmente borboletas, porque não estaríamos buscando o que realmente importa.
    Adorei seu texto e seu modo de pensar...
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amanda, quanta verdade neste teu texto... nossa...
    É muito difícil se transformar em borboleta, e a vida como lagarta também não é nada fácil, uma verdadeira escola ;) Faz parte da transformação ;)
    Lindo de mais, parabéns!!

    Beijos, uma ótima mini semana para vc!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  18. Texto lindo!! Concordo com o que disse, principalmente na parte q diz que atropelamos as fases...

    ResponderExcluir
  19. Que texto lindo >.<
    e realmente nós seres humanos saímos "atropelando" tudo em vez de esperar para que cada momento aconteça na hora certa, me identifiquei muito porque as vezes eu quero tudo logo sabe mas tudo tem sua faze tem a sua hora pra chegar o que a gente pode fazer é esperar :D
    bjinhos
    conversando-com-a-lua. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. oi querida,
    lindo o post. Nunca tinha pensado nessa comparação com a nossa vida, de saber a hora das coisas e não atropelar. No momento em que nos damos conta disto, muda bastante coisa. Lindo o texto.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amanda você sempre com esses textos maravilhosos né? AMO, AMO, AMO!

    bunnets (.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  22. Amei seu texto! Sério, incrível.
    Eu sempre pensei muito a respeito das borboletas e de como as atitudes delas se assemelham à algumas formas do ser humano pensar. Amei.

    bjs
    http://quaseatoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. As borboletas são belos exemplos de vida mesmo, hein... Acho lindo o jeito delas voarem, as cores... Tudo nelas é lindo! Mas acredita que tenho uma amiga que tem medo de borboletas?! Bobinha... Adorei o texto, Amanda! Beijão.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da analogia que você fez das borboletas com nossas vidas! Bem inteligente e bem articulada na verdade. Eu tenho um medo enorme de viver uma vida que não é minha, de tipo, estar fazendo algo agora onde eu poderia estar fazendo outra coisa melhor que me faria mais feliz ou me desse realmente prazer, mas vou ficar louca se levar a sério todas as vezes que me confundo pensando sobre a vida '-' rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda
    Não sei se seria bom ou não termos a vida de uma borboleta, que é uma vida linda. Tem gente que vive e aproveita pouco como as borboletas, gosto de pensar num paralelo com a metamorphose que elas passam e que a gente tb passa em nossas vidas.

    Em relação ao seu comentário no meu blog, que bom q se identificou, estou passando por um grande processo de mudança e é mto dificil se adaptar a elas de inicio. Mas não tem jeito, é preciso continuar né e seguir em frente. Valew mesmo menina, é sempre bom ler comentarios como o seu no blog.

    gde abrsss
    Fernando
    Fernu Fala 2

    ResponderExcluir
  26. Oie!

    Lindo texto! (vou dizer isso quanto mais vezes? hehe)

    Nós precisamos ser mais com as borboletas. Esperar pelos momentos certos e não queimar etapas, só assim saberemos como o gostinho de algo cumprido ou bem feito é muito melhor, dá mais prazer e é um peso que sai das nossas costas. Infelizmente as coisas não são assim e temos que entrar em desespero e acabar fazendo o que não devemos. É a vida, é o preço que pagamos por sermos esse animal racional :(

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Essa coisa de atropelar as faces é tão... tão... humano, Quando somos crianças, queremos crescer , quando somos adolescentes queremos ser adultos , quando somos adultos queremos ser crianças e acabamos nunca aproveitando as faces da nossa vida.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir